Resenha Crítica sobre o artigo de J.R. Guzzo

1162 palavras 5 páginas
RESENHA CRÍTICA

ARTUR MARTINS MORETO SILVA

Metodologia do Trabalho Científico
Faculdade de Direito (1º Período / Noturno)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Av. Dom José Gaspar, 500 - 30535-901 - Belo Horizonte – MG – Brasil

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

GUZZO, José Roberto. Parada gay, cabras e espinafre. Revista Veja, v.¿, n.¿¿¿. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2014.

APRESENTAÇÃO DO AUTOR José Roberto Guzzo, mais conhecido como J.R. Guzzo, é um jornalista brasileiro, diretor editorial do grupo EXAME e colunista das revistas EXAME e VEJA, integrando ainda o Conselho Editorial da Abril. Em 1964, José Roberto Guzzo foi subsecretário da edição paulista do jornal Última Hora. Tornou-se funcionário da Editora Abril em 1968 e entre os anos de 1976 e 1991 foi diretor de redação da revista VEJA, na qual voltou a trabalhar, desta vez como colunista, a partir de 2008. Para Guzzo, a atividade de um editor se define por aquele "que seleciona e chama para si a responsabilidade de escolha do que é relevante para o público do veículo em que trabalha, observando a ordem de importância, apresentando o assunto de forma atraente e estimulando assim o consumo dessa informação. O editor cria significado sobre os fatos". Em novembro de 2012, entretanto, o jornalista se viu envolvido numa polêmica em torno de um artigo na revista VEJA, cujo teor foi considerado homofóbico.

SÍNTESE A crítica às pessoas que se intitulam “comunidade gay” e do aumento de direitos exigidos por tal comunidade é o tema deste artigo, de J. R. Guzzo. O autor parte de opiniões próprias e comparações com o passado para afirmar que não existe necessidade de promover mais direitos aos gays, já que tais ações não levariam à igualdade entre indivíduos, apenas ajudaria a classe a se sobressair sobre os outros. Além de criticar a existência do “movimento gay”, afirmando que o mesmo não existe já que

Relacionados

  • Resenha
    399 palavras | 2 páginas
  • Comunica o e Express o 2 1
    29567 palavras | 119 páginas
  • fisica
    162837 palavras | 652 páginas