plano de aula_solos

870 palavras 4 páginas
CONHECENDO OS SOLOS
Objetivos
- Entender como se formam os solos.
- Reconhecer que os seres vivos dependem do solo para sobreviver e que contribuem para a manutenção de suas características.
- Perceber a importância do solo para o ser humano e a necessidade de cuidar desse recurso natural.

Conteúdo
- Solo

Anos
3º ao 5º.

Tempo estimado
Três semanas.

Material necessário
Cartolina, caderno e lápis para anotações, recipiente plástico, terra para jardim, restos de vegetais crus (frutas, verduras e legumes) e tampinhas de garrafas plásticas.

Desenvolvimento
1ª etapa
Antes de iniciar o trabalho, é importante saber o que seus alunos conhecem sobre o assunto. Pergunte: "O que vocês acreditam ser o solo?". É provável que as crianças o reconheçam como chão ou terra. Informe, então, que o solo recobre toda a superfície do planeta, tanto nos continentes quanto no fundo dos mares. Continue perguntando: "Como surge a areia das praias? E a terra? Quais são as diferenças entre esses dois materiais?". Espera-se que as crianças digam que a areia tem uma aparência de farelo - pedacinhos de pedra. Ouça as hipóteses e conduza a discussão para a fragmentação das rochas. Elas devem entender que o solo se forma pelo fenômeno natural conhecido como intemperismo. Os alunos certamente não conhecem o intemperismo, mas sabem que, de alguma forma, as rochas se partem em pedaços menores - pois já viram fragmentos de pedra por aí. Explique que essas "pedrinhas" são lascas de uma pedra maior, que, por sua vez, é um pedaço de um bloco maior ainda, e assim por diante. O solo, portanto, nada mais é que rocha esfarelada pela ação do vento, da água e das marés, transformada em pequenos grãos e misturada a restos de animais e plantas.

Flexibilização para deficiência visual
Leve para a sala de aula uma caixa com areia, outra com terra e uma terceira com pedras para que o aluno possa manipular os três materiais.

2ª etapa
Divida a classe em equipes e peça

Relacionados