Resenha Crítica: Relações Internacionais As Teorias em Confronto de R. Pfaltzgraff e J. Dougherty, Capítulo 3: Sistema, Agente e Estrutura.

1542 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS CADEIRA: TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I

DISCENTE: Gustavo Rosseline Barata Pires
DOCENTE: Lourrene de Cássia Alexandre Maffra RESENHA
PFALTZGRAFF, Jr , R e DOUGHERTY, J Relações Internacionais As Teorias em Confronto Lisboa: Gradiva, 2003 (Capítulo 3 - Sistema, Estrutura, Agente e Teoria das Relações Internacionais)

1. DOS AUTORES
Dr. Robert L. Pfaltzgraff Jr., um dos autores do livro Relações Internacionais — Teorias em Confronto, é segundo sua biografia presidente do Institute for Foreign Policy Analysis (Instituto de Análises de Política Externa), foi também seu co-fundador em 1976. Ele também é professor no Centro Davis de Estudos Históricos na Fletcher School pela Universidade Tufts, autoridade em assuntos de segurança nacional e política de segurança, planejamento de força, transformação militar, a correlação entre políticas econômicas, políticas e de segurança, transferência de tecnologia, defesa por mísseis, teoria das relações internacionais, entre outras ocupações. Já foi professor e representante americano em diversas universidades do mundo inteiro e serve para o Conselho de Segurança de Assessoria Internacional para o Departamento de Estado Americano. Tem mestrado em Relações Internacionais, Ph.D em Ciências Políticas pela Universidade da Pensilvânia e um MBA em negócios internacionais pela Wharton School na Universidade da Pensilvânia.1

O co-autor do livro J. E. Dougherty não possui um acervo acessível em livros ou em redes de buscas de sua biografia e ocupação.

2. RESUMO
O capitulo a ser tratado fala sobre “Sistema, Agente e Estrutura”; começa dando uma breve introdução a o que seria “sistema”,

Relacionados

  • A teoria do subimperialismo em Ruy Mauro Marini
    89615 palavras | 359 páginas