Resenha crítica-peleias, ivam ricardo: bacci, joão. pequena cronologia do desenvolvimento contábil no brasil. os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade

780 palavras 4 páginas
RESENHA CRÍTICA

Peleias, Ivam Ricardo: Bacci, João. Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil. Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. Revista Administrativa On line – FECAP – Volume 5 Nº 3, p. 39-54 jul/ago/set 2004. 1. CREDENCIAIS DOS AUTORES Ivam Ricardo Peleias, professor doutor do curso de mestrado de contabilidade e controladoria da Unifecap.
João Bacci, mestre em contabilidade e controladoria pela Unifecap. 2. RESUMO DA OBRA
Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil. Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. Tendo em vista os relatos históricos que a contabilidade esteve presente na evolução da humanidade com o objetivo de contabilizar seus patrimônios.
A contabilidade só veio ganha mais atenção no Brasil a parti da chegada da família real no século XIX. Mais o marco inicial se deu pela publicação da obra “Princípios de Economia Política” de José da Silva Lisboa mais conhecido por Visconde do Cairu.
Em 1808 com a criação da Junta de Comercio, Agricultura, Fabrica, e Navegação, este documento adotou o método das partidas dobradas de Pacciole o pai da contabilidade e parti daí surgirão novos decretos, livros e aulas que se voltava pra a contabilidade. Em 25 de junho de 1850 foi decretado da lei nº 556 que se trava da escrituração contábil e a partir dessa data toda empresa deveria seguir uma ordem uniforme pra os registros e levantamentos contábeis. O sistema de Contabilidade publica se deu em São Carlos interior de São Paulo que mais tarde se implantaria na republica como a criação da Contadoria Central da Republica, em 1922.
“D’ Áuria e Hermam Jr. Participaram ativamente no reconhecimento da profissão contábil no Pais. Em suas obras, entendiam ambos ser Contabilidade uma ciência. Além deste posicionamento, contribuíram para a criação da “Revista Brasileira de Contabilidade” em 16 de dezembro de 1911. O primeiro

Relacionados

  • Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil
    1564 palavras | 7 páginas
  • arq4f8dc8b99ce7d
    187798 palavras | 752 páginas