Resenha Crítica Filme Estamira e Livro O Alienista

898 palavras 4 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI – CESG
BACHARELADO EM PSICOLOGIA

ALCYLENE MATOS SILVA

RESENHA CRÍTICA

GUANAMBI – BA
MAIO DE 2013

“Eu sou a visão de cada um. Ninguém pode viver sem mim, a minha missão, além de eu ser Estamira, é revelar a verdade”
Estamira Gomes de Sousa torna-se ilustre após um documentário produzido por Marcos Prado. Estamira, mulher, mãe, cidadã, diagnosticada com um transtorno psíquico, vem nos mostrar como a sociedade é perversa com uma minoria carente, uma sociedade que exclui os indivíduos vetando sua cooperação como ser social que tem direitos e deveres . Consciente de sua vida e de sua perturbação, ela não silencia diante dos seus ideais. Raramente é possível distinguir seus momentos de loucura e lucidez. Suas falas são de uma representação com a realidade tão surpreendente que poucas pessoas consideradas 'normais', as de sã consciência, teriam coragem de praticá-las. A história de Estamira é marcada pelo sofrimento, muito religiosa crer que tudo que passava era uma provação de Deus. Porém, os abusos físicos, morais e os riscos vividos, leva-a renegar a Deus, a não mais aceitá-lo, ela perde sua fé e passa a acreditar que o poder esta em tudo.
Só pela sua história de vida, Estamira já seria digna de mérito, pois mesmo com todo sofrimento, a destreza com que ela vivia de maneira ímpar, nos leva a pensar se ela realmente era louca, pois mesmo diagnosticada assim ela conhece a realidade perfeitamente. Era contra a alienação do ser humano, rejeitava uma sociedade, encarava a vida crendo que veio ao mundo para uma missão, a de revelar a verdade.
“Eu, Estamira, eu não concordo com a vida. Eu não vou mudar meu ser. Eu fui 'visada' assim, eu nasci assim (…) Eu sou a verdade, eu sou da verdade”. Assim como no livro de Machado de Assis, 'O alienista', onde o autor mostra o comportamento humano além das aparências, o conto também aborda a questão do egoísmo e da ironia humana; O

Relacionados

  • Resenha de estamira
    1020 palavras | 5 páginas