RESENHA CRÍTICA: EVLOUÇÃO E DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA JORGE ABRAHÃO DE CASTRO

1406 palavras 6 páginas
RESENHA CRÍTICA: EVLOUÇÃO E DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA JORGE ABRAHÃO DE CASTRO
Luciana Berbel Rodrigues

CASTRO, Jorge Abrahão de. Evolução e desigualdade na educação brasileira. Campinas, vol. 30, n.108, p. 673-697, out. 2009.
Este artigo de Jorge Abrahão de Castro trata-se da análise do ensino brasileiro levando em conta sua evolução e desigualdades enfrentadas durante certo período, que vai de 1992 á 2007. Como ramo de sua pesquisa, Abrahão vê a educação como parte de políticas sociais que, no Brasil, precisam de essencial atenção em seu desenvolvimento, pois o país possui uma taxa de escolarização precária que compromete todo o desenvolvimento do país. A erradicação do analfabetismo assim como a ampliação do ensino, em suas diversas etapas, são metas a serem atingidas e que para isso precisam de uma minuciosa análise quanto ao seu progresso e suas dificuldades. O autor se utiliza de gráficos e tabelas para demonstrar a evolução e as desigualdades da educação entre 1992 a 2007 de acordo com as categorias. Assim este estudo é dividido entre: anos de estudo médio da população (tabela 1 e 2), hiato educacional (gráfico 1), taxa de analfabetismo (tabela 3 e 4; gráfico 2), taxa de freqüência (tabela 5, 6 e 8), taxa de conclusão do ensino fundamental e médio (tabela 7) e taxa de escolarização líquida segundo a renda (tabela 9). Nas tabelas são levados em consideração o sexo, a cor, a localização (urbano ou rural) e regiões. Algumas também levam em conta a renda, que é analisada através dos quintos de rendimento mensal familiar per capita.
De acordo com as tabelas e gráficos, houve avanços em todas essas modalidades educacionais analisadas de 1992 a 2007, porém as diferenças presentes entre cor, localização, renda e idade continuam presentes até 2007. A escolarização mínima, que é de 8 anos de estudo, só foi atingida em 2007 pela região sudeste. Foi atingida também nos anos anteriores pela área urbana e pela cor branca, sendo que as demais

Relacionados