RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO “INQUIRY, ARGUMENTATION AND THE PHASES OF THE MOON – HELPING STUDENTS LEARN IMPORTANT CONCEPTS AND PRACTICES”

3711 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO

“INQUIRY, ARGUMENTATION AND THE PHASES OF THE MOON – HELPING STUDENTS LEARN IMPORTANT CONCEPTS AND PRACTICES”

BELO HORIZONTE – MG
DEZEMBRO/2009
O ARTIGO ESCOLHIDO:

HALL, Cady B,; SAMPSON, Victor. Inquiry, Argumentation, and the Phases of the Moon: Helping Students Learn Important Concepts and Practices. Science Scope, v32, n8, p16-21, Apr 2009.

Escolhi este artigo para fazer a resenha crítica por ser um estudo relacionado à minha área de atuação, ou seja, ensino de Astronomia.
Nesse sentido, encontrei este artigo na busca através do portal ERIC, Education Resources Information Center, inserindo as palavras chaves “Argumentation” e “Astronomy”.
Achei interessante a escolha deste artigo, pois ele traz um exemplo de como a argumentação pode estar inserida em uma sala de aula de ciências, na Educação Básica, já que durante o curso, nos foram apresentados exemplos de artigos empíricos, mas todos eles mostrando a argumentação num contexto de Ensino Superior, como em aulas de formação de professores.
Publicado recentemente em uma revista voltada a professores do Ensino Médio, a Science Scope, este artigo descreve passo a passo como uma atividade utilizando investigação e argumentação científica pode ser utilizada por professores em uma aula sobre as fases da Lua.
A seguir, apresentarei uma síntese do artigo, com as principais idéias dos autores e a descrição da atividade proposta, e em seguida tentarei relacioná-las a alguns conceitos e idéias que foram abordados durante o curso de Argumentação e Educação, finalizando com uma pequena crítica ao artigo em questão.

SÍNTESE DO ARTIGO

Este artigo descreve uma atividade, baseada na investigação sobre as fases da Lua que envolve os alunos na pesquisa e na argumentação científica. Segundo os autores, uma

Relacionados