resenha critica

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Alunos do 10° período de psciologia. Psicologia jurídica, psicólogo jurídico… Um diálogo. FEAD, Minas Gerais, 19 de junho de 2011.

O artigo elucida sobre os aspectos históricos da psicologiajurídica e os modernos também. Contextualiza os pontos de atuação e os principais desafios. Explica sobre a interdisciplinaridade e a psicologia social.

Dentro de estudos, o artigo analisa os aspectoshistóricos do surgimento da psicologia jurídica, pois tem formas bem diferenciadas, pensando-se em dois pólos, França e Brasil. O período que perpassa a Idade Média até o século XVIII adotou umanoção de Homem, adotada pelo Direito Moderno. Esta época tinha uma visão de mundo holística e totalizante, onde a religião comandava todas as esferas da vida e a identidade era marcada pela “diferença”,ou seja, os espaços sociais eram bem delimitados pelas famílias, comunidades e posições.

O mundo moderno é marcado por novas explicações para o mundo humano. Galileu pode ser identificado como omarco da Revolução Científica, expansão do Capitalismo , revoluções políticas exigindo um Homem com direitos naturais de igualdade e liberdade. Essas foram algumas transformações que construíram anecessidade cada vez mais emergente de uma interação da Psicologia com a Justiça.

O termo Psicologia Jurídica foi criada para nomear o relacionamento da ciência psicológica com o sistema judiciário,outro termo muito conhecido é da Psicologia Forense, sendo esta última com suas raízes na Argentina. A área da Psicologia Jurídica vem crescendo e, partindo do pressuposto que a Psicologia lida com assubjetividades humanas, e a forma como estas devem ser problematizadas e escutadas, faz-se de uma importância a união das ciências no âmbito jurídico e psicológico.

O psicólogo jurídico atuafazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, contribui para políticas preventivas, estuda os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo, entre outras formas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!