Resenha Critica

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Leitura e produção de texto i
profº. dr. joão batista
letras – língua portuguesa
rafael martins nogueira
ReferenciaBibliográfica: LUFT, Lya. Degraus da Ilusão. IN: Revista VEJA, São Paulo, 5 de julho de 2012.
Consumismo, desigualdade, classes e persuasão. Qual o sentido destas palavras neste mundo político – econômicono século atual? O que é viver dignamente nesta globalização consumista alienadora?
Cada vez mais, vemos multidões consumindo, “outdoors” estimulando a alienação a uma moda “ilusionária”, sem umaconscientização da real situação econômica contemporânea. Juros altíssimos, impostos exorbitantes e em termos de prestação de serviços (O “feedback” – o básico para a população “digna’), umaprecariedade mórbida. LUFT diz que: “Somos Invocados a adquirir o supérfluo, até o danoso, como botar mais carros em nossas ruas atravancadas ou em nossas péssimas estradas”.
Ter uma visão além da colocadapela “moda consumista, escravista” parece ser em nossos dias O pote de ouro do fim do arco-íris. LUFT também relata que cresceu com quatro ensinamentos em sua vida; diploma, casa, poupança e trabalhofirme, estes, compõem sua filosofia positivista. Entendendo a autora, percebemos que a vida é uma construção: a vida profissional, pessoal, os ganhos, amor, amizades, família, velhice. Porém sua palavrade esperança está nos seus esforços, quando certamente tudo o que fazemos nos ajudará a superar o que for... “Podemos ser derrotados, mas não estaremos jogados na cova dos leões do destino,totalmente desarmados...”.
Finalizando a autora deixa bem claro que a solução é a orientação. Em outras palavras educar as pessoas, investindo fortemente em educação. Essa então seria a única e atual edefinida prioridade para uma mudança clara neste momento conturbado de compras ilimitadas, consumidores sem condições financeiras “aceitáveis” onde os maiores prejudicados somos todos nós. LUFT...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!