Resenha critica

Páginas: 2 (262 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
1. INTRODUÇÃO


Psicomotricidade

Etimologicamente a palavra “Psicomotricidade” é composta pelos termos psico (espírito sensitivo) + motricidade (movimento,mudança no espaço e no tempo) e pode ser definida como a ciência que estuda o homem por meio do seu corpo em movimento tendo em vista sua relação com o seu mundo interno eexterno.
De maneira singular a psicomotricidade considera as ações ou os movimentos espontâneos da criança bem como suas atitudes corporais, as quais contribuem para aformação de sua personalidade. A psicomotricidade é, pois, uma ciência que busca trabalhar os aspectos cognitivos, sócio emocionais, simbólicos, psicolinguísticos emotores com o intuito de promover à criança condições de relacionar-se bem consigo e com o outro num contexto psicossocial.
Uma das áreas de atuação da psicomotricidade é aárea da educação, com base nisso, vemos que ela é de suma importância no processo ensino aprendizagem, uma vez que tal ciência está intrinsicamente ligada aos aspectosafetivos e cognitivos do desenvolvimento da criança. Assim, segundo Assunção e Coelho (1997), há várias técnicas utilizadas pela psicomotricidade que podem e devem serusadas pelo professor a fim de que ele possa contribuir para o desenvolvimento mental, afetivo-emocional e sócio-cultural de seus alunos.
De acordo com Assis e Jobim(1996)
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática domovimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades as crianças, além de se divertir, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!