Resenha Critica - Manual do Profissional

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
RESENHA CRITICA

MACEDO, Edison Flavio (1999). Manual do Profissional: introdução à teoria e prática do exercício das profissões do Sistema CONFEA/CREAS. Recorde.

O Manual do Profissional, escrito por Edison Flavio Macedo, em 1999, interelacionava os aspectos relacionados a junção do profissionalismo com classes mostradas pelao Sistema CONFEA/CREA, constituído pelo Conselho Federal deEngenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e pelos Conselhos Nacionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O escritor/engenheiro eletricista correlacionou varias perspectivas, tomando como exemplos, a formação do profissional, a interferência da globalização, a relação que existe entre os deveres e direitos éticos do profissional. Em linhas Gerais, Macedo mostre um norte, uma direção a sertrilhada na qual, o profissional do futuro seja capaz de cumprir suas tarefas, sem deixar de ser integro com a ética profissional, e alcançar o respeito adquirido com seus direitos.
Atualmente o maior sistema trabalhista Brasileiro, o Sistema CONFEA/CREA foi fundado no ano de 1966, e tinha como meta regular, verificar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto,engenheiro-agrônomo, geólogo, geógrafo, meteorologista, tecnólogo e técnico. O Sistema rege o perfil dos novos profissionais ligados tanto a CONFEA tanto aos CREA´s.
No decorrer do texto, o autor, expõe lado a lado, os elementos éticos observados em nossa sociedade e concepções de cidadania, e os aplica no dever profissional que os novos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos tem que ter. Associa-seassim, tanto os deveres quanto os direitos que cada profissional tem, com o objetivo de se conceber um perfil profissional mais moral e claro, eficiente, teoricamente, um profissional perfeito.
Com a globalização, os novos profissionais, encontram uma grande dificuldade, a submissão de informações, as novidades, as informações, as pesquisas, se tornaram imprescindiveis. Na contemporanidadevemos que a “informação” se propaga com grande facilidade e com o passar dos dias, essa facilidade aumenta. Atualmente quem se apodera primeiro das informações, detem o poder e fica em um patamar mais alto. A Necessidade por informações fez com que o sistema de educação variasse, evoluísse, trazendo o foco para um problema de carência em nosso pais, a insuficiencia de distribuição de serviços queforneçam essas informações para todas as classes. O que faz com que parte da nossa sociedade seja desfavorecida e afetada.
Se a globalização tem seu lado ruim, como o exposto no ultimo paragrafo, existe tem o lado bom, a parte “pró” gerada pela globalização é a busca incessante por formas, e tecnologias afim de melhorar a distribuição de informações, e o melhor, isso independente de classe ougrupo social. Nisso, entra a Lei nº 5.194/66 do Sistema CONFEA/CREA, que fala como o profissional de engenharia, arquitetura e agronomia, deve guardar e lutar pela consolidação da cidadania, objetivando-se a continua melhoria e da qualidade de vida de todos os individuos da sociedade em Geral.
Sem sair da tematica anterior (a formação dos novos profissionais), o manual mostra, que ninguém, nenhumprofissional está totalmente preparado para o mercado, por isso, os processos de reformulações e a chamada reciclagem do profissional deve fazer parte da carreira, se este quiser se um bom profissional, ou seja, o bom professional é aquele que está sempre se reciclando, com disposição a melhorar e evoluir.
Além do processo de formação de um profissional citado anteriormente (com sede deconhecimento e com um caráter ético, que busca o melhoramento para o seu redor e age como cidadão) para que um sistema dessa natureza tenha exito é fundamental ver como o meio de atuação de tal sistema irá exercer interação com o mesmo. Traduzindo, conhecer o meio de aplicação do sistema é o passo inicial para a concretização do processo. Tendo em vista que, o objetivo central é criar um novo profissional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica
  • Resenha critica profissional show
  • Resenha Critica Postura Profissional
  • resenha crítica
  • Resenha critica: o manual de um relações públicas
  • Resenha critica : A formação profissional na contemporaneidade
  • Resenha Critica do Texto de Orientação profissional
  • resenha crítica livro manual da metodologia de pequisa cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!