Resenha Critica Hotel Huanda

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Resenha Crítica Hotel Ruanda
Hotel Ruanda é um filme baseado na história real de Paul Rusesabagia, gerente de um hotel de uma empresa belga em Kigali, capital da Ruanda. Paul Rusesabagia pertenceao grupo étnico hutu, e em 1994, durante perseguição aos tutsis, Rusesabagia abrigou 1.200 tutsis no Hotel Ruanda, local em que trabalhava.
Num ato de extrema coragem e compaixão, Paul Rusesabagiafazia todos os esforços possíveis para proteger os tutsis do genocídio que matou mais de 1 milhão de pessoas. Com a ausência de tropas internacionais, os tutsis tinham apenas o hotel para serefugiarem, local protegido através de pagamento de suborno para a polícia, realizado por Paul Rusesabagia. O genocídio só foi amenizado com a formação de grupos de guerrilheiros tutsis.
O conflito entretutsis e hutus a é mais uma demonstração do efeito retardado da política colonial europeia, no continente Africano. Até o início da colonização alemã na região, as etnias tutsi e hutu viviam em relativaharmonia, no território que hoje é ocupado por Ruanda e Burundi.
Os tutsis eram predominantemente pastoreiros e apresentavam maior estatura. Os hutus, de pele mais escura, e menor estrutura, tinhamtradição agrícola. A partir da colonização sob o domínio alemão, e posteriormente belga, esses dois povos tiveram sua organização modificada.
Os ressentimentos acumulados pelos hutus, no períodocolonial, explodem. Nesta primeira rebelião, militares tutsis foram aprisionados e tiveram seus pés cortados a golpes de facão, com o objetivo de diminuir a diferença de estatura (e simbolicamente, diminuiras diferenças sociais). Ruanda tornou-se independente e a minoria tutsi ficou a mercê dos hutus, sendo obrigado a migrar para Uganda, a fim de organizarem uma nova tomada de poder.
Este conflito seintensificou, quando os presidentes de Ruanda e Burundi, de etnia hutu, foram mortos, foi o estopim pata o genocídio com mais de 1 milhão de mortos e mais de 2 milhões de refugiados.
A África vem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica Hotel Ruanda
  • Resenha crítica hotel Ruanda
  • Hotel Huanda
  • Hotel huanda
  • Hotel huanda
  • Resenha crítica do filme hotel ruanda
  • hotel Huanda
  • Resenha Critica do Filme O exotico Hotel de Marigold

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!