Resenha critica do dicionario de conceito historico
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – FAU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
MESTRADO EM DINÂMICAS DO ESPAÇO HABITADO
Trabalho final da disciplina DEH 001 – Dinâmicas do Espaço Habitado:
Elaboração de três resenhas críticas, sendo uma para cada linha, discutindo os conceitos e idéias apresentadas pelos autores utilizados nas disciplinas, relacionando em seguida a contribuição desses autores para a construção do meu tema.
Aluna: Filipe Lopes de Farias e Silva
Professoras: Adriana Capretz / Giana Melo Barbirato / Verônica Robalino.
Maceió, 17 de agosto de 2015.
MÓDULO 01: ADRIANA CAPRETZ
Fonte histórica, A preocupação principal dos autores é apontar com clareza os rumos que tomaram a visão, metodologia e terminologia da pesquisa histórica na virada do século 21, data de autoria do texto. A importância do texto se dá em prover o leitor de uma nova gama de conceitos que libertam o pesquisador a alcançar novos horizontes. Com as novas metodologias se prioriza principalmente o estimulo a obtenção de novos resultados de pesquisa acadêmica o valor do texto está em estimular a pratica da criatividade através da apresentação a estes que são mais que novos conceitos, são em sí novas ferramentas para pôr em prova resultados já estabelecidos como também dotar de mais contundência pesquisas ainda inéditas.
Para tal os autores explicam o que foi até então utilizado como fonte histórica, sendo os documentos, registros e vestígios os que mais se destacam na construção e obtenção do conhecimento histórico.
Tais metodologias de obtenção de conhecimento histórico ganharam força com a sistematização direcionada a natureza das fontes históricas, desde a sistematização da história escrita, pelos eruditos franceses no sec XIX e consequente valorização do documento. Fato que foi amplamente questionado pela crítica iniciada, segundo o autor por um grupo de historiadores franceses a partir da década de a 1930,