resenha critica de jucimara 2015

1217 palavras 5 páginas
JUCIMARA PEREIRA DA SILVA OLIVEIRA
MARISA PEREIRA DA SILVA

RESENHA CRÍTICA: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Itacarambi - MG
2015
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Alguns aspectos ou concepções acerca da prática da Formação Continuada e são originadas em sua maioria de alguns pressupostos filosóficos por quem os assume. Um deles é o perfil tradicional, com definições de comportamento e procedimentos técnicos. Formação significa ação é efeito de formar, ato de formar, desenvolver – se. Dessa maneira a formação profissional de um educador é um processo que acompanha sua vida pessoal e que implica na construção de degraus cada vez mais altos, influenciando uma quantidade de pessoas que dependem de um professor compromissado e com boa formação profissional. De acordo com Rodrigues 2005: "A Educação Inclusiva é, pois, uma ruptura com os valores da escola tradicional. Rompe com o conceito de um desenvolvimento curricular único, com o de aluno padrão e estandardizado, de aprendizagem como transmissão, de escola como estrutura de reprodução. É, assim, muito ambiciosa como objetivo. Os professores, apesar de serem muitas vezes apontados como ‘os bodes expiatórios’ da inclusão, são a esperança dela.”
Atender as diferentes necessidades dos alunos matriculados na rede pública de ensino de forma responsável é, certamente, um dos maiores desafios que a escola tem de enfrentar atualmente, uma vez que o paradigma de uma educação inclusiva vem alcançando um espaço significativo no cenário da educação mundial.
A escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação, nas escolas comuns, tem desafiado os profissionais da educação que lá estão a buscar novas/alternativas de trabalho para que possam garantir o acesso à educação desses alunos. Nesse sentido, o currículo escolar, avaliação e, em especial, as práticas pedagógicas têm provocado na comunidade

Relacionados