Resenha Crítica

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014

1- SILVA, Luis Carlos L. da. A pessoa com o valor absoluto. Fragmentos de cultura. Goiânia, v.17, n. 1/2, p.137-144, jan/fev. 2007

2-Apresentação da obra: O objetivo da obra apresentada, é colocar a pessoa como valor absoluto. Analizando a pessoa como sujeito, em seu processo de evolução.

3- Resumo: O homem como ser espiritual ésujeito autônomo e nunca objeto, servo ou instrumento. Em segundo lugar, a pessoa é espirito incorruptível e imortal.
Em terceiro lugar, a pessoa é autocoinsciência, como fim ou valor absoluto, em sumacomo eu: porque, sob pena de cair em contradição, não há como negar o testemunho paradoxal e simultâneo na certeza da dúvida.
Em quarto lugar, a pessoa é um todo; porque, enquanto unidade espiritual eteológica é respeitadas como valor absoluto, inclusive por Deus.
Em quinto lugar, a pessoa é um universo; porque, enquanto espírito inteligente situado no universo, trancende e penetra aprofundidade de tudo, teórica e praticamente, em suas causas, relações e afins; e se afirma como senhora, cabeça, fim e valor universal.
Em sexto lugar, a pessoa é livre; determina as próprias ações e finsespirituais.
Em sétimo lugar, a pessoa é ordenada imediatamente, para Deus; porque, enquanto espirito inteligente e vontade, é ordenação perfeita e imediata a Deus, fonte de todo dom e de todafelicidade, e, como tal, pode conhecê-lo e amá-lo diretamente.
Em oitavo lugar, a pessoa tem em si algo divino; porque, traz imamente a presença do divino e de alguma foram participa da sua natureza divina.Por tanto é o fim e não meio.
Especialmente, o amor é o único meio para atingir, concretamente, o valor absoluto da pessoa, pois " entra onde a ciência cognitiva não penetra " .
4- Conlusão: Oautor nos coloca a frente da análise do homem, pessoa como valor absoluto. Mostra o quanto o homem se distancia da criação cultural, dentro de seu processo evolutivo. Uma reflexão, podendo ser abordada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica
  • Resenha Critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!