Resenha crítica do livro "Aspectos Jurídicos da Licitação"

Páginas: 2 (386 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
DALLARI, Adilson Abreu. Aspectos Jurídicos da Licitação. Saraiva, São Paulo. 7ª . 2007
Adilson Abreu Dallari – Brasileiro – Especialista em Direito Político pela Faculdade de Direito da Universidadede São Paulo. Mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da PUC – São Paulo. Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da PUC/SP. Advogado militante. ConsultorJurídico. Entre as suas principais obras destaco: Aspectos Jurídicos da Licitação e Desapropriação para fins urbanísticos.

Neste capitulo, o autor discorre sobre a natureza jurídica da licitação.Primeiramente, segundo o autor, houve divergências doutrinárias. Uma doutrina minoritária defendia a ideia de a licitação ser instituto do Direito Financeiro, pois ela era uma atividade contratual doEstado, regulada pelo ordenamento contábil, sendo considerado um ato condição. Contudo, a doutrina majoritária considera a licitação um procedimento administrativo, logo, considerada instituto do DireitoAdministrativo.

A corrente minoritária ganhou força na Itália, diferentemente, do que aconteceu no resto da Europa, onde a doutrina majoritária prevaleceu.No Brasil, doutrinadores como BarreirosJunior e Lopes Meirelles defenderam a corrente minoritária. No entanto, ordinariamente, é predominante a doutrina majoritária a qual considera a licitação um procedimento administrativo. Sendo assim,conclui-se, que a licitação é ramo do direito administrativo, pois o seu resultado jurídico não é uma alteração patrimonial ou financeira, mas sim uma simples eleição para determinar uma oferta maisvantajosa, que posteriormente acarretará com vínculo do contrato.

O texto é muito bom porque o autor organiza bem suas idéias, ele traz uma abordagem diferente do que já tinha estudado sobrelicitação. Conquanto conhecesse algumas modalidades de licitações expressas na lei 8.666/93, ainda não tinha tido a oportunidade e nem o interesse de conhecer a natureza jurídica da licitação. Confesso que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico
  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico
  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico
  • Resenha crítica positivismo jurídico
  • Pluralismo juridico resenha critica
  • Resenha do livro Pluralismo Jurídico
  • resenha crítica do livro "o que é leitura"
  • Resenha critica do lívro:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!