RESENHA CORACINI

712 palavras 3 páginas
CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático: língua materna e língua estrangeira. 1ºed, Campinas: Pontes, 1999.

Resenhado por Steffani Paula Marçal (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

Maria José R. F. Coracini é graduada em Letras (MACKENZIE 1972), mestre em Letras (USP 1881), doutora em Ciência (PUC de São Paulo 1988), tem pós-doutorado em Montréal, Canadá (1992-3). Mais recentemente, fez um estágio pós-doutoral junto à Université de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Sylled (abril-junho 2006), e junto à Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências da Psicologia e Educação), também em 2006, por três meses. Experiência em Linguística Aplicada atua principalmente, com: ensino-aprendizagem (LM e LE), discurso de/sobre novas tecnologias, discurso de/sobre a pobreza, discurso científico, discurso pedagógico, tradução, identidade, leitura, escrita, subjetividade. Tem várias publicações entre artigos e livros os que mais se destacam são: UM FAZER PERSUASIVO: o discurso subjetivo da ciência (1991), LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA MATERNA: uma questão de sujeito e identidade (2003), e o presente trabalho um dos mais conhecidos e vendidos da autora.
O livro é divido em 15 textos, estes elaborados por várias autoras: Maria José R. F. Coracini, Deusa Maria de Souza, Anna Maria Carmagnani e Marisa Grigoleto. Textos que vem nos mostrar o uso do livro didático, de que forma são trabalhados nas escolas com LM(língua materna) e LE (língua estrangeira).
Na primeira parte Coracini define o LD como base para o aprendizado, de como os professores e sociedade em geral ainda o seguem como transmissor da forma correta do aprendizado. Mostra como os LD de língua portuguesa propõem compreensão e interpretação como níveis distintos, dando apenas um sentido ao texto, não deixando que o aluno reflita sobre e crie novos questionamentos sobre tal. Mas devido a grande reforma e desejo de trazer o livro didático como concepção de ensino, o MEC

Relacionados