resenha capitulo 12 a era do capital

Páginas: 4 (776 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
Universidade de Brasília- UnB

História Contemporânea 1
HOBSBAWN,E. A Era do Capital, Rio de Janeiro (Paz e Terra) 1982 (3ª ed.): cap.12: A Cidade, a Indústria e a Classe Trabalhadora, pp. 221-240.

O texto analisado está inserido no livro Era das Revoluções de Eric Hobsbawm, que trata do período entre 1789 e 1848 e pontua os efeitos das Revoluções Industrial e Francesa e seus reflexosno mundo. O capitulo 12, denominado “A Cidade, a Indústria, a Classe Trabalhadora” discute da formação de um novo ambiente urbano e sua estrutura- as pequenas vila situadas próximas ao campo estavam setransformando em áreas em processo de industrialização, as cidades grandes funcionavam muito mais como centro comercial do que industrial- das dualidades entre sociedades tradicionais e modernas,cidade antiquada e metrópole capitalista, cidade comercial e cidade fábrica num mundo que não era formado apenas pelo progresso do setor industrial e onde, apesar da Revolução Industrial, o trabalhomanual ainda detinha grande importância. O rápido crescimento das cidades juntamente com o chamado boom na arquitetura e construção traz uma mudança na forma, imagem e estrutura das cidades.
O capituloé dividido em três partes de acordo com seu título. A primeira trata da cidade, a segunda da indústria e a ultima da classe trabalhadora. Segundo o autor uma boa porcentagem da população urbana era declasse media e baixa classe média e os pobres detinham pouca aceitação, pois não fornecem lucro e a única forma de empresa voltada a eles eram as tabernas que também contribuíam para a formação de umaconsciência comum pela polarização social e pelo estilo de vida e pensamento comum. Formava-se então um cenário urbano de casas populares e que os pobres ocupavam os locais abandonados pela classemédia. Na medida em que as pessoas se tornavam mais urbanizadas as tradições e práticas do campo iam se perdendo e sendo perdidas. As grandes empresas industriais tinham tamanho pouco expressivo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo-capítulo 10,11 e 12 capital
  • resenha O Capital
  • Resenha capítulo 13 do livro o capital
  • Resenha Capítulo 2
  • Resenha o capital capítulos 1, 2 e 3
  • O Capital No Sec XXI Capitulo II Resenha
  • Resenha de o capital, karl marx
  • Resenha do Capítulo VIII do Capital Vol I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!