Resenha Artigo Historia Do Conceito De Saude

Páginas: 6 (1405 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
Centro de Pesquisas René Rachou - CPqRR
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva













ALCIMAR MARCELO DO COUTO
ALUNO DE DISCIPLINA ISOLADA













Resenha: Artigo “História do Conceito de Saúde”









Belo Horizonte/MG
Março - 2015
Resenha: Artigo “História do Conceito de Saúde”

Disciplina: Fundamentos de Saúde Coletiva

Este texto correspondea uma resenha sobre o artigo “História do Conceito de Saúde” de autoria de Moacyr Scliar, publicado pela PHYSIS: Revista Saúde Coletiva em 2007.
O artigo tem como objeto a evolução histórica dos conceitos de saúde e doença a partir da relação com o contexto cultural, social, político e econômico de cada período do desenvolvimento da humanidade.
Inicialmente o autor aponta que o conceito desaúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural, que nos remete a visualizar que a concepção do que seja saúde vai ser diferente dependendo da epóca, do lugar, da classe social, dos valores individuais, de concepções científicas, religiosas, filosóficas e por que não culturais. E este mesmo raciocínio pode ser inferido para a definição do que seja a doença.
A primeira concepçãoapresentada e discutida pelo autor trata-se da mágico-religiosa, que fundamentalmente parte do princípio de que a doença resulta da ação de forças alheias ao organismo, que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição. Observa-se grande influência de aspectos místicos e religiosos, sendo a doença definida como um sinal de desobediencia ao mandamento divino. Um exemplo clássico, observado emtextos bíblicos é a lepra. O leproso era considerado morto e assim era rezada a missa de corpo presente, após o que ele era proibido de ter contato com outras pessoas ou enviado para um leprosário.
Além da influência do cristianismo o artigo descreve aspectos de outras culturas, como feiticeiros tribais, que se encarregavam de expulsar, mediante rituais, os maus espíritos que se tinham apoderado dapessoa, causando as doenças. Um exemplo no contexto brasileiro é a crença de índios de que o conceito de morte por causa natural ou mesmo por acidente praticamente inexiste, visto que tudo sempre resulta da maldição de inimigos ou condutas imprudentes.
Em relação a medicina grega o autor afirma que esta representa uma importante reflexão na maneira de encarar a doença e descreve que além dadivindade da medicina, os gregos cultuavam duas outras deusas, Higieia e Panacea, que são respectivamente a Saúde e a Cura. Higieia representa a valorização das práticas higiênicas (que certamente influenciam as condições de saúde) e Panacea representa a idéia de que tudo pode ser curado e que para os gregos a cura era obtida pelo uso de plantas e de métodos naturais e não apenas por procedimentosritualísticos.
Dando sequência a história é apresentado um importante personagem a toda esta discussão sobre definição de saúde e doença, o pai da Medicina Hipócrates. Diferentemente do contexto anterior de predomínio da concepção mágico-religiosa, Hipócrates traz uma visão racional da medicina e postulou a existência de quatro fluidos principais no corpo, que seriao a bile amarela, a bile negra,fleuma e sangue. Assim a saúde era definida como o equilíbrio desses elementos e a doença como a desorganição destes. Em seus escritos ja observamos uma visão epidemiológica do binômio saúde doença e a discussão de fatores ambientais ligados a doença, surgindo a idéia de miasmas.
Por outro lado, no oriente, a concepção de saúde e doença, apresenta um rumo diferente, mas com alguns aspectos semelhantesas ideias de Hipócrates. Defende-se a existencia no corpo de forças vitais, que quando funcionam de forma harmônica promovem a saúde e caso contrário surge às doenças.
Enquanto isso no período da Idade Média na Europa, a influência cristã manteve a concepção da doença como resultado do pecado e a cura como questão de fé. Nesse cenário observa-se o cuidado sendo prestado por ordens religiosas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA HISTORIA DO CONCEITO EM SAUDE
  • resenha Saude coletiva: historia de uma ideia e de um conceito
  • A História filosófica no conceito de saúde
  • História do conceito de saúde
  • HISTÓRIA DO CONCEITO DE SAÚDE
  • Resenha conceito de saude
  • HISTÓRIA DO CONCEITO DE SAÚDE
  • Resumo do artigo história da saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!