resenha ao artigo de Loic Wacquant "Três premissas perniciosas no estudo do gueto norte-americano

765 palavras 4 páginas
Wacquant, Loic. In: “Três premissas perniciosas no estudo do gueto norte-americano”.

Neste artigo, Wacquant tratará de desmistificar três pressupostos/visões que são recorrentes no debate sobre divisão racial e marginalidade urbana nas metrópoles americanas atualmente. Que, segundo este, distorcem e inibem uma compreensão das relações entre raça, classe e distribuição sócio-espaciais (local de moradia) que se encontram tão profundamente interligadas historicamente quando se trata de entender o processo sobre a desigualdade das grandes metrópoles americanas.
A primeira tendência segundo ele é a de diluição do conceito de gueto, ou seja, uma simplificação na definição do conceito de gueto: passando a designar somente uma área urbana de pobreza extrema e generalizada, sendo a conseqüência desta definição superficial ocultando a natureza histórica e o fundamento racial da pobreza ai existente.
Uma segunda tendência segue o autor, estaria presente na idéia de que o gueto é uma formação social desorganizada, normalmente analisada a partir da falta ou das deficiências (sejam estas individuais ou coletivas) em detrimento de identificar os princípios e as estruturas que fundamentam sua coerência interna e seu modo de funcionamento de forma positiva.
E, por último, a que vem em conseqüência desta análise do gueto enquanto espaço de desorganização social, é a exotizacão do gueto e seus habitantes – destacando-se os aspectos excepcionais e extremos analisados de forma externa e distante bastante caricatural, ou seja, de um ponto de vista estereotipado advindo da visão senso-comum do stablishiment norte-americano.
A seguir examina de forma detalhada os erros e arbitrariedades destas três premissas falaciosas que tão grosseiramente se apresentam tanto na academia como no senso-comum e nos discursos políticos da sociedade norte-americana, contribuindo para uma analise sociológica teoricamente rigorosa e muito mais precisa do conflito social e da marginalidade urbana

Relacionados

  • Um Por Protagonismo Do Ser Social Carcer Rio
    37863 palavras | 152 páginas
  • Colaboradora
    124037 palavras | 497 páginas