Resenha ao artigo Construindo o di logo entre Compet ncia Recursos e Desempenho Organizacional

567 palavras 3 páginas
Resenha ao artigo “Construindo o diálogo entre Competência, Recursos e Desempenho Organizacional.”.

Através da análise ao artigo desenvolvido por Bruno Henrique Rocha Fernandes, Maria Tereza Leme Fleury e John Mills no ano de 2004 e, posteriormente publicado no ano de 2006, foi feita a resenha para ressaltar os pontos mais importantes do artigo supracitado. Estes autores procuram, através de uma pesquisa empírica, elucidar quais os recursos ligados à Gestão de Pessoas que influenciam no desenvolvimento organizacional, e como podem ser mensuradas por meio de indicadores.

O material está estruturado em três partes, passando pela conceituação do assunto a partir da perspectiva RBV – Visão Baseada em Recursos. Na segunda etapa é demonstrada a metodologia que orientou a pesquisa. Em seguida, os autores tratam de forma mais expressiva sobre o assunto proposto, e por fim, apresentam suas conclusões e expectativas com o artigo desenvolvido. Sendo assim, a presente resenha irá percorrer de forma rápida as duas primeiras partes do artigo proposto, e focar de maneira mais expressiva a terceira parte do mesmo.

Diante de um mercado cada vez mais voraz, instável e competitivo, as organizações buscam, a todo o momento, estratégias para que suas metas sejam alcançadas por meio do aumento do desempenho, redução de seus custos operacionais e incremento de uma vantagem competitiva de mercado. Porém, não é de agora que as organizações buscam vantagens competitivas para garantir sua fatia de mercado. Porém, após os conceitos disseminados por Penrose tornaram mais lúcidas a coordenação e gestão de recursos por meio da RBV.

A estratégia RBV mistificada com a ideia de Competência Organizacional busca mobilizar, integralizar, coordenar e “entregar” os diversos recursos organizacionais de maneira simultânea, para que assim seja possível mensurar e alcançar o desenvolvimento organizacional, através de uma vantagem competitiva. Esta tese é defendida baseada na visão de que toda

Relacionados