Resenha Adhamo O principe

270 palavras 2 páginas
MAQUIAVEL,Nicolau. O Príncipe. 1ª ed. São Paulo: Penguin Companhia: 2010.
Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Por volta dos anos 1503, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico e nacionalista do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.
Momento este, onde a Itália estava dividida entre Estados, domínios e principados. Em meio a essa confusão, surge Maquiavel, com um livro escrito para o governante, onde após varias observações e estudos fez uma espécie de diário do absolutismo, onde relatava toda a forma de poder, como conseguir e principalmente, como manter. O autor procurava ser o mais breve possível, sem muitos rodeios, de forma, que sua compreensão seja extremamente fácil para a época. Ele apresenta possíveis problemas cujo qualquer principado poderá ter, em seguida, mostra as alternativas, e da um cheque com a solução, junto a ela, o autor deixa conselhos para que os governantes cumpram suas tarefas com louvor.
Entretanto, como nenhuma forma de governo agrada a todos, surgiram inimigos, estes os quais, o Príncipe, deverá manter-se firme em suas decisões, sabendo sempre quais tomar, não deixando que a duvida o impeça de estar um passo a frente.
Resenhado pelo aluno Adhamo Martins do 3º “ A”.

Relacionados