Resenha Abril Despeda ado

3120 palavras 13 páginas
TRABALHO DE REPOSIÇÃO DE AULAS:
Assistir o filme: Abril Despedaçado;

Os impactos das questões culturais no comportamento humano

Realizar uma Resenha Crítica de no mínimo 05 páginas do filme relacionando com as questões culturais, dialogando com possibilidade de interpretações etnocêntricas e do relativismo cultural ao nos depararmos com os comportamentos dos personagens segundo a questão cultural estabelecida no filme;

O trabalho deve ser produção do aluno (não é permitida cópia da internet ou qualquer outro material). Utilizar as regras da ABNT.

Deve ser postado no SIA, não serão aceitos trabalhos impressos ou enviados por email.

Resenha Abril Despedaçado

A obra mostra como um livro na mão de uma criança, embora analfabeta, pode fazer toda diferença, pois mesmo não sendo letrado, Pacu usa de sua imaginação para criar estórias, usando como base apenas ás ilustrações. Paulo Freire faz uma análise no texto A Importância do ato de ler, sobre a leitura da “palavramundo”, onde de forma simples e descomplicada explica essa naturalidade com que uma criança faz sua leitura de mundo, usando para isso, as ilustrações do dia a dia.
No filme Abril despedaçado, podemos enfim constatar a veracidade do fato. Na película o diretor Walter Salles deixa claro que “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Pacu usa seu livro como um cajado e mostra o caminho da mudança ao irmão, e até mesmo a sua mãe, que já estava conformada com a sina de sua família. A leitura de mundo de Pacu é profunda, sofrida e crítica. Nela o garoto desvenda toda a bestialidade envolvida numa tradição sem nexo e sem futuro para as duas famílias.
Muito mais do que desvendar as páginas do livro que não sai de seu lado, o garoto lê o próprio destino e o do irmão, e resolve através da fantasia fazer toda a diferença. Passa então a cobrar de seus pais de forma velada o direito de ser criança, de brincar, sonhar e ser feliz.
O filme por si só tem um tom amarelo-deserto, dando a idéia de algo gasto

Relacionados

  • Resenha Abril Despeda Ado
    718 palavras | 3 páginas
  • Resenha cr tica do filme Abril Despeda ado
    408 palavras | 2 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas