20649 118355 2 PB

8366 palavras 34 páginas
Entre o virtual e o real: reflexões sobre as TICs nas relações de trabalho

Entre o virtual e o real: reflexões sobre as TICs nas relações de trabalho
Claudia Nociolini Rebechi
Doutoranda| Universidade de São Paulo claudiarebechi@usp.br Resumo
Neste artigo nos propomos a refletir criticamente quanto a possíveis inter-relações entre as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) e as relações de trabalho contemporâneas.
Nosso interesse versa especialmente sobre prescrições geradas a partir da organização e gestão do trabalho no atual contexto sócio-técnico. Neste cenário, as atividades de comunicação e de trabalho são consideradas interdependentes e evidenciam-se a partir da ação concreta do homem no processo de articulação das TICs.

Palavras-chave
Comunicação, Trabalho, TICs, Prescrição.

1 Introdução
Significativa parcela das discussões geradas por estudiosos do campo da comunicação sobre as tecnologias de comunicação e de informação (TICS) parece priorizar a face utilitarista da técnica informática em detrimento de uma reflexão crítica quanto aos impactos que estas têm gerado nas relações sociais contemporâneas.
Importam-se, neste sentido, prioritariamente com as qualidades da informática quanto à ampliação da distribuição de informação, à velocidade de transmissão de mensagens, às estratégias de captar e manter audiência na internet e, muitas vezes, ignoram-se as inter-relações das TICs com questões estruturais de nossa sociedade atual que interferem diretamente na vida concreta das pessoas.
O tratamento superficial e funcionalista dos aspectos das tecnologias de comunicação e de informação no mundo do trabalho - dado frequentemente por pesquisadores (e
223
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 223-244, jul. 2012.

Entre o virtual e o real: reflexões sobre as TICs nas relações de trabalho

também profissionais) de comunicação, mostra-se uma pertinente exemplificação de nossa crítica anterior. Muitos destes interessados no desenvolvimento das TICs nas

Relacionados