Resíduos Sólidos de Engenharia Civil

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactosambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.
Praticamente todas as atividades desenvolvidas na construção civil são geradoras de resíduos,comumente chamado entulho ou resíduo de construção e demolição (RCD), ou, ainda, como atualmente tem sido denominado, resíduo da construção civil (RCC). No processo construtivo, o alto índice deperdas é a principal causa do resíduo gerado. É aceitável a afirmação de que a perda varia entre 20 e 30% da massa total de materiais para a construção empresarial (construção residencial em edifícios), adepender do nível tecnológico do construtor.
O problema principal desse tipo de resíduo, do ponto de vista ambiental e até estético, é a sua deposição irregular, incentivando a criação de pontos delixo. Por outro lado, do ponto de vista financeiro, esse descarte irregular onera as administrações municipais, que acabam tendo de responsabilizar-se pela remoção e disposição desses resíduosacumulados.
Agora para que possamos discutir sobre o assunto, devemos primeiramente saber, quais são esses resíduos. São eles, os entulhos, cerâmicas, madeiras, mármore, metais, papelão, e todo materialresultante da construção ou demolição de construções civis. Estes resíduos podem ser classificados em 4 grupos:
Grupo A: Alvenarias, concreto, argamassas e solos;
Grupo B: Restos de madeiras, metal,plástico, papel, papelão e vidros;
Grupo C: Resíduos sem tecnologia para reciclagem;
Grupo D: Resíduos perigosos, tais como, tintas, solventes, óleos, ou contaminados de clínicas de radiografia por exemplo.O consumo de materiais pela construção civil nas cidades é pulverizado. Cerca de 75% dos resíduos gerados pela construção nos municípios provêm de eventos informais (obras de construção, reformas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resíduos sólidos de construção civil
  • RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • RESIDUOS SOLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Resíduos sólidos da construção civil
  • Residuos solidos na construção civil
  • Resíduos sólidos na Construção civil
  • Resíduos sólidos na construção civil
  • Residuos solidos da construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!