celulas

Páginas: 5 (1223 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Enquanto as leveduras se comunicam umas com as outras para reproduzirem-se através da secreção de diversos pequenos peptídeos , as células de anima s superiores comunicam-se através de centenas de tipos de moléculas de sinalização , incluindo proteínas , pequenos peptídeos, aminoácidos, nucleotídeos, esteróides, retinóides, derivados de ácidos graxos e, ainda, gases como óxido nítrico e monóxidode carbono.
A maioria dessas moléculas sinalizadoras são secretadas pelas células sinalizadoras por exocitose (discutido em Biologia Celular Capítulo 16). Outras são liberadas por difusão através da membrana plasmática, enquanto algumas permanecem firmemente ligadas à superfície celular e somente influenciam as células que entrarem em contato direto com as células sinalizadoras (Figura 1).Figura 1: Sinalização intercelular em animais
Estão representados duas formas de comunicação entra as células animais
Independente da natureza do sinal, a célula-alvo responde por intermédio de uma proteína específica denominada receptor. A mesma liga-se especificamente à molécula sinalizadora e então desencadeia uma resposta na célula-alvo. Muitas das moléculas sinalizadoras atuam em concentraçõesmuito baixas (geralmente < 10^-8 M), e os receptores que as reconhecem fixam-se a elas, geralmente, com alta afinidade (constante de afinidade Ka 10^8 1itros/mol).
Na maioria dos casos, os receptores são proteínas de transmembrana da superfície da célula-alvo (Figura 2); quando elas ligam uma molécula sinalizadora extracelular (um ligante), tornam-se ativadas e geram uma cascata de sinaisintracelulares que alteram o comportamento da célula.

Figura 2: Moléculas sinalizadoras ligam-se a receptores de superfície
A maioria das moléculas sinalizadoras são hidrofílicas e incapazes de atravessar a membrana plasmática diretamente; ao invés disso, elas se fixam a receptores da superfície celular, os quais por sua vez geram um ou mais sinais no interior da célula.
Entretanto, em alguns casos, osreceptores estão no interior da célula-alvo e o ligante sinalizador necessita penetrar na célula, a fim de ativá-la: essas moléculas devem ser suficientemente pequenas e hidrofóbicas para se difundirem através da membrana plasmática (Figura 3).

Figura 3 : Moléculas sinalizadoras se ligam a receptores intracelulares
Algumas moléculas sinalizadoras se difudem através da através da membrana plasmáticae ligam-se a receptores dentro da célula-alvo, no citosol ou no núcleo como demonstrado. Muitas dessas moléculas sinalizadoras são hidrofóbicas e praticamente insolúveis em soluções aquosas; assim são transportadas na corrente sanguínea por proteínas carreadoras, das quais dissociam-se antes de entrar na célula-alvo.
Moléculas Secretadas Medeiam Três Formas de Sinalização: Parácrina, Sináptica eEndócrina.
As moléculas sinalizadoras secretadas por uma célula podem atuar em alvos distantes ou agirem como mediadores locais, atuando somente nas células vizinhas. Esse último processo é denominado sinalização parácrina (Figura 4).
A fim de que os sinais parácrinos sejam liberados somente para suas células-alvo específicas, as moléculas sinalizadoras secretadas não devem difundir para muitolonge e por esta razão elas são rapidamente captadas pelas células-alvo vizinhas, destruídas por enzimas extracelulares ou ainda imobilizadas na matriz extracelular.

Figura 4: Sinalização parácrina
Num organismo multicelular complexo, sinalização de curto alcance não é suficiente por si só, para coordenar o comportamento das células de um organismo.
Grupos de células especializadas evoluíram com afunção específica de sinalizar entre as diferentes partes do organismo. As mais sofisticadas são as células nervosas ou neurônios, as quais possuem prolongamentos (axônios) que permitem o contato com células-alvo distantes, quando ativados por sinais do ambiente ou por outras células nervosas, o neurônio envia impulsos elétricos (potenciais de ação) através do axônio; quando o impulso atinge a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Celula
  • Celulas
  • célula
  • Células
  • célula
  • celulas
  • Célula
  • Células

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!