reqque

2146 palavras 9 páginas
A História do Reggae do Maranhão

A História do Reggae do Maranhão
No início dos anos 60, com a independência da Jamaica, a população local teve a necessidade de criar um ritmo que simbolizasse o novo contexto, então começaram a fazer uma mistura de ritmos que originou o Ska (Ritmo Instrumental Agitado), com ênfase nos instrumentos de metais. Os músicos deste estilo normalmente tinham uma ótima formação musical.
Neste período, a Jamaica vivia em frenesi musical, tendo uma produção intensa. Tentando descobrir novas formas de tocar o ska, os músicos da época transformaram-no num outro ritmo. Surge o Rock Steady, as batidas desaceleraram, houve um cadenciamento do ritmo e a inserção da voz. Pela primeira vez, a música torna-se instrumento de denúncia social. Porém, num verão extremamente quente, sem se saber ao certo quando, tão pouco como, o rock steady sofre alterações. As linhas de baixo são mais definidas, o trio baixo, guitarra e bateria ficam em primeiro plano, a voz permanece, porém não mais como denúncia, e sim com letras de amor, paz e esperança. Surge o reggae.
A Jamaica é uma nação insular localizada no mar das Caraíbas (mar do Caribe), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte a sul. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola (onde se localizam o Haiti e a República Dominicana. É o terceiro país anglófono mais populoso das Américas, superada apenas pelos Estados Unidos e Canadá. Sua capital e maior cidade é Kingston.
O reggae é um estilo musical nascido em uma conhecida ilha do Caribe, a Jamaica. O cantor e compositor Bob Marley é um dos maiores ícones deste ritmo, o mais conhecido em todo lugar, quando se fala em reggae, automaticamente se relaciona Bob Marley ao reggae, eternizado com sucessos como, Three Little Birds, Is This Love e outros. Bob Marley, até mesmo nos dias de hoje, ainda faz sucesso. Amarelo, vermelho e verde simbolizam as cores do reggae. Este

Relacionados