Repensando a História Sob a Óptica de Keith Jenkins-pronto.docx transferido com sucesso

1189 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPATAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS
INTRODUÇÃO Á HISTÒRIA
PROFESSOR: ARAGÃO

RESENHA: A História Repensada Natanael Araújo Faustino

CODÓ – MA, 16 de janeiro de 2014
REPENSANDO A HISTÓRIA SOB A ÓPTICA DE KEITH JENKINS

JENKINS, Keith. A História repensada. 3ª Edição, 1ª reimpressão, São Paulo, Ed. Contexto, 120 Páginas, 2007.
Por Natanael Araújo Faustino

Antigamente, quando se falava em História, ela era abordada como acontecimentos existentes num dado espaço de tempo, mas recentemente, os historiadores têm se preocupado não só com os fatos e as datas, mas também com o contexto em que essas ações estavam inseridas. E, com base nessa nova forma de organizar as ideias, é que Keith Jenkins escreveu A História Repensada (1991), onde ela apresenta todos os conceitos e teorias baseando-se num questionamento central, aparentemente simples, mas que possibilitou a construção de um novo olhar sobre o estudo da História: “Qual a situação da verdade nos discursos historiográficos?”.
Mas, antes de abordar esses questionamentos, apresentados só posteriormente, vale ressaltar a importância do texto inicial para o desenrolar do estudo. Assinado por Margareth Rago, responsável pela revisão técnica do livro, esse “Prólogo” – A História Repensada com Ousadia ‑, traz a importância de se construir um novo olhar sobre o que já foi estudado. Mas para isso, a autora expõe alguns textos de historiadores famosos, a fim de mostrar o quanto a historiografia moderna, ao rejeitar algumas “antigas verdades”, acabou criando uma fragilidade na veracidade dos fatos. O que pode ser visto atualmente com facilidade.
Didaticamente, o livro é organizado de forma simples, visto que ele é direcionado aos estudantes que estão iniciando a construção de seus conhecimentos a cerca da História. Isso é tão notório que o “capítulo 01” é intitulado “O

Relacionados