Renascimento

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 31 de julho de 2014
Renascimento
“Que o trabalho seja perfeito, para que mesmo depois de sua morte, ele permaneça”
Leonardo da Vinci
Índice

1. Introdução................................................................................................. pág.
2.Conteúdo................................................................................................... pág.
2.1 Arquitetura................................................................................................ pág.
2.2 Escultura................................................................................................... pág.
2.3Pintura...................................................................................................... pág.
3. Principais pintores................................................................................... pág.

Introdução
Trabalho passado pela professora Izaira Mota, minha equipe ficou responsável pelo tema Arte no Renascimento. Nas artes o Renascimento se caracterizou pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação danatureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado. Mas mais do que uma imitação, a natureza devia, a fim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática, num período marcado por uma matematização de todos os fenômenos naturais. Na medida em que o Renascimento resgata a cultura clássica, greco-romana, as construções foram influenciadaspor características antigas, adaptadas à realidade atual,, ou seja, a construção de igrejas cristãs seguindo padrões clássicos e a construção de palácios e mosteiros adotando as mesmas bases.
Pintores:
Michelangelo Buonarroti
”O Dilúvio”
”A Criação de Adão”
Biografia: Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Pintor eescultor. No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X. Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igrejade São Lourenço em Florença. Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano. Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerado um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos,junto com outros de sua época.
Rafael Sanzio

“As Três Graças” ”O casamento da Virgem”
Biografia: Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nasáreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras. Em 1501 termina sua primeira obra, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino. Em Florença, recebeu grande influência artística de Fra Bartolomeu e Leonardo da Vinci. Em 1515, tornou-se arquiteto oficial do Vaticano. Assumiu a responsabilidade pela continuação das obras na Basílica de SãoPedro. Neste mesmo ano foi designado para supervisionar as pesquisas arqueológicas que ocorriam na cidade de Roma. Entre 1513 e 1517, trabalhou para o papa Leão X. Nesta época produziu muitos retratos, desenhos de tapeçaria, cenografias e decorações sacras. Rafael morreu com 37 anos de idade, no ano de 1520. Relatos da época indicam que o pintor estava com uma grave febre.

Tiziano Vecellio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!