034002652208

638 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ
SERVIÇO SOCIAL

Gabriela reis de araujo

Resumo explicativo

Parintins - AM
2013
Gabriela reis araujo

Este trabalho tem por finalidade obtenção de nota parcial na disciplina Introdução à Antropologia Cultural, com o professor Adelson Fernando.

Parintins - AM
2013
As duas concepções básicas de cultura Podemos localizar duas escolhas para concepções básicas de cultura. A primeira diz respeito mais a nossa realidade do dia a dia, o que enfrentamos, o que percebemos. Em ambas definições de cultura cada uma delas reúne um conjunto comum de preocupações a serem discutidas. A primeira trata da realidade social, os aspectos totais da vida humana, são características diferentes, vindas de grupos diferentes, mas que não deixam de se classificadas como cultura. Pertence a esse grupo as falas, costumes diferentes dos quais estamos habituados, e que devemos respeitar. Temos o segundo entendimento que é o que se refere ao conhecimento, as crenças e as maneiras de como eles existem na vida social. Crenças de certos grupos sociais que podem se utilizar da natureza, como é o caso dos indígenas que conhecem a natureza de tal forma que acreditam em crenças vinda da mesma. E analisando essas duas concepções podemos entender um pouco sobre o processo chamado cultura.

Relação entre as duas concepções básicas de cultura A realidade de cultura sempre ira tratar das características de uma realidade social, ou irão dizer respeito ao conhecimento de um determinado grupo e sendo assim podemos entender a cultura. Falar sobre ações de determinadas sociedade não é tarefa fácil, mas é útil quando se trata de comparação entre duas sociedades com contexto histórico diferente. Mas o encontro ente sociedade cada vez vai se tornando mais raro e dificulta a possibilidade de falar de

Relacionados