Renascimento

Páginas: 2 (342 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Renascimento
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveistransformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de suaépoca. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.
Surgiu entre os séculos XIV e XVI na Itália porque as cidades italianasenriqueceram e com isso os mecenas tinham dinheiro para financiar obras de sábios e artistas o que motivou grandes obras.
Mas no renascimento não surgiram apenas grandes obras, mas a mentalidade também mudou,no renascimento as pessoas passaram a dar mais valor à natureza, surgiu o humanismo, o antropocentrismo (o homem no centro das atenções), no renascimento surgiu a ideia de que a terra girava ao redordo sol e não o sol girava ao redor da terra.
O homem. Para eles o antropocentrismo colocava o homem
senhor de sua vida, podendo escolher através da razão, o caminho
que desejasse seguir.
Emoposição à escolástica medieval, o renascimento busca uma nova maneira de olhar e estudar o mundo natural. Em termos artísticos, o renascimento caracteriza-se por uma forte tendência naturalista. Os novosconhecimentos da anatomia, da fisiologia e da geometria são prontamente incorporados, possibilitando, por exemplo, a representação do volume no plano.
AMEAÇAS À NOVA MENTALIDADE

Com a teoria deCopérnico de que o homem não é centro do universo, a igreja e todo o resto ficam abalados, portanto o homem só acharia um novo centro na razão.

# Montaigne

- pensamento de fundo ceticista (ceticismo:não se pode obter nenhuma certeza absoluta sobre a verdade), epicurista (epicurismo: filosofia deve cuidar da saúde da alma) e estoicista (estoicismo:).
- cada homem deve construir sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!