Remuneraçao

Páginas: 11 (2508 palavras) Publicado: 17 de abril de 2014
Remuneração dos Funcionários
Na maioria das empresas existem quatro fatores básicos que ajudam a determinar a natureza do que as pessoas recebem: Fatores legais, sindicais, políticos e equitativos.
Algumas leis importantes de remuneração:
Nos EUA inúmeras leis estipulam o que os empregadores devem ou não pagar aos seus funcionários como: salários mínimos, horas extras e benefícios.
Como ossindicatos influenciam as decisões de remuneração:
Questões relacionadas ao sindicato também influenciam nos planos salariais. Os salários tem sido a principal pauta das negociações coletivas, mas também existem outras questões como licença remunerada, ajustes pelo custo de vida, seguro de vida e entre outro.
Políticas de Remuneração:
As políticas ou diretrizes de remuneração de um empregadortambém influenciam os salários e benéficos. Entre outra políticas importantes estão a de horas extras e o fundamento de aumentos salariais e promoções. A localização também tem um papel importante nas políticas de remuneração (exemplo: um cargo que paga 36.831 dólares por ano em Nova York, pode pagar cerca de 30.050 na Califórnia e 25.500 dólares na Florida, devido os custos de vida variar entre oslocais).
A equidade e seu impacto nos salários
A equidade, especificamente a necessidade de equidade interna e externa, é um fator crucial na hora de determinar o salário, pois devem ser comparados aos das outras empresas, ou será difícil atrair e reter os funcionários com boa qualificação. Também deve haver equidade interna, aonde o funcionário deve considerar o seu pagamento equivalente ao deoutros colegas de trabalho.
Existem vários passos que os empregadores podem tomar para determinar a remuneração dos empregadores, entre eles estão:
Passo 1 - As pesquisas salariais – esta pesquisa tem por base saber o quanto os outros empregadores estão pagando para cargos similares e com isso define o salário dos colaboradores da sua empresa.
Essas pesquisas são feitas de forma formal einformal, hoje em dia graças à tecnologia avançada. A obtenção de dados salariais pode ser obtida através de sites da internet.
Passo 2 - Avaliação do Cargo – é a comparação formal e sistemática de cargos para determinar o valor e um cargo em relação a outro, o procedimento básico é comparar o cargo com relação a esforços, responsabilidade, habilidades e entre outros.
O método mais simples deavaliação de cargo é chamado de método de ordenação, onde os cargos são colocados em determinada ordem, com base em um fator geral como “dificuldade de cargo”.
Além do método de ordenação há também o método de classificação (nele os cargos são distribuídos) em grupos segundo sua similaridade em termos de fatores compensáveis, como habilidade e responsabilidade e também o método de pontuação (ele envolve aidentificação de diversos fatores compensáveis, cada um com vários graus, bem como o grau de presença de cada um desses fatores no cargo).
Passo 3 – Agrupar Cargos similares em faixas salariais – uma vez que o método de avaliação de cargo tenha sido usado para determinar o valor relativo de cada cargo, o comitê pode dedicar-se á tarefa de estabelecer cotas de pagamento para um deles, em geralpassa por fases de agrupamento de faixas salariais, depois agrupa os cargos de dificuldade ou importância.
Passo 4 – Determinar o valor de cada faixa (curvas salariais) – Este passou é atribuir os valores médios de pagamentos para cada uma das faixas salariais, a atribuição é feita em geral com o auxilio de uma curva salarial, que mostra os valores médios pagos atualmente para os cargos de cadafaixa salarial e relaciona a ordem atribuída a cada faixa durante a avaliação de cargos.

Exemplo de curva salarial – o objetivo é mostrar a relação existente entre a importância do cargo segundo um dos métodos de avaliação e o valor médio pago.
Passo 5 – Desenvolver a amplitude de valores – A maioria dos empregadores não paga um valor único para todos os cargos em uma data faixa, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneração
  • REMUNERAÇÃO
  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneração
  • remuneração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!