Relátorio ILQ udesc

927 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
LICENCIATURA EM QUÍMICA

CAROLINA LEPPER
RAMON ROCHA

TAMPÃO NATURAL E O EFEITO DA CHUVA ÁCIDA

JOINVILLE, SC
2011

Sumário

1. Objetivo
Tem como objetivo verificar o papel do carbonato de cálcio (CaCO3) e do carbonato de sódio (Na2Co3) no sistema de tampão carbonato e as implicações desses para as águas nos sistemas naturais. Esses experimentos são baseados nos propostos por Powers, et al., 2055.
2. Introdução
Carbonato de Cálcio substância química de fórmula CaCO3. É o principal componente de rochas como os calcários. Tem características alcalinas (ou seja, é um sal com características básicas que aumenta pH de uma solução aquosa), e é resultado da reação do óxido de cálcio ( cal virgem ) com dióxido de carbono.
CaO + CO2 → CaCO3
Quando em solução aquosa sofre uma hidrólise salina, produzindo uma base forte.
CaCO3 + H2O → CO2 + Ca(OH)2
Esta característica básica é utilizada para reduzir a acidez do solo para a agricultura.
Na natureza os minerais de carbonato de cálcio são encontrados sob duas formas cristalinas, aragonita, calcita.
O carbonato de sódio, Na2CO3, é um sal branco e translúcido, usado principalmente na produção de vidro, em sínteses químicas e em sabões e detergentes, em ordem de importância. É produzido sinteticamente em larga escala a partir de sal de cozinha pelo Processo Solvay ou extraído de minérios de trona.
O seu mais importante uso se dá na indústria vidraceira, onde é combinado a quente com SiO2 (na forma de sílica) e CaCO3 (normalmente como calcário moído) e depois resfriado bruscamente para a produção de vidro do tipo "soda-cal", utilizado principalmente em embalagens.
Na indústria química, em diversas sínteses de compostos inorgânicos, como NaHCO3, Na2CrO4, Na3PO4, Na2SiO3, entre outros.
Em sabões e

Relacionados

  • Primeiro Relat Rio De ILQ Sobre Cromatografia Em Papel Das Gatas Da Qu Mica
    1338 palavras | 6 páginas