Relátoria corrosão eng civil

3552 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ-UNIVALI

JOSÉ RETKE JR
KAROLINE HELOIZA EGER

QUÍMICA
Corrosão na Construção Civil

Itajaí
2014
JOSÉ RETKE JR
KAROLINE HELOIZA EGER

QUÍMICA
Corrosão na Construção Civil

Relatório apresentado para a obtenção de nota parcial na disciplina de Química, do 1º Período, pela Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências da Terra e do Mar – CTTMAR.

Professora: Marcia Gilmara Marian Vieira.

Itajaí
2014
RESUMO O experimento pretende explanar o processo de corrosão e seus resultados, demonstrando algumas propriedades envolvidas no processo. Sendo assim, abrindo possibilidades de compreendermos o processo corrosivo de diferentes materiais expostos não só as condições naturais da natureza, como também a reagentes químicos.

INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÃO
1.1.Oxidação
De acordo com o Dicionário Aurélio (FERREIRA, 2000), a oxidação pode ser definida como o ato de combinação com o oxigênio, a retirada do hidrogênio de uma substância, a retirada de íons (elétrons) de uma molécula, além do ato de enferrujar.
1.2 Corrosão Propriamente Dita Já o termo corrosão, de acordo com o Dicionário Aurélio (FERREIRA, 2000), é definido como o desgaste ou modificação química ou estrutural de um material, provocados pela ação de agentes do meio ambiente.
1.2.1 Eletrólito
Os eletrólitos são as substâncias que quando ionizada ou dissociada dão origem a íons positivos (cátions) e negativos (ânions). Isso pode ser causado, por exemplo, pelo aquecimento da substância ou adição de solvente.
Os eletrólitos basicamente classificam-se em eletrólitos fortes e eletrólitos fracos. Os eletrólitos fortes são as substâncias que se ionizaram completamente quando em contato com o solvente, e se caracterizam por serem melhor condutores elétricos do que no estado puro.

Relacionados

  • Revista caminhos
    117910 palavras | 472 páginas