religiao

Páginas: 9 (2050 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Taoísmo






Nomes: Simony, Jaqueline, Ana Carolina, Luana. Allan
Turma: 803
Professor: Jhonathan
Questionário:
Nome da religião
Onde e quando surgiu?
Quem foi seu fundador?
Principais crenças?
Textos/livros sagrados
Símbolos que utiliza
Principais ritos
Celebrações, acontecimentos masi importantes que são celebrados
Templos religiosos
Pesquise uma oração/musica
Hábitosalimentares
Deus cultuado
Curiosidades










Nome da religião: Taoísmo
O taoísmo, também chamado daoismo e tauismo, é uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês tao significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiõeschinesas. No taoísmo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.
Onde e quando surgiu?
O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa que surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China. É originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho). A origem docomponente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C. 
Quem foi seu fundador?
Laozi (c. 571-470 a.C.) é considerado um santo na China e conhecido como um grande filósofo e fundador da Escola Tao, o caminho do Tao (também chamado Dao). Seu nome real é Li Er. Dizem que ele possuía cabelo e sobrancelhas brancas quando nasceu. Por isso, ele é chamado deLaozi, que significa “homem velho e sábio” em chinês. Desde sua infância, Laozi era muito inteligente e diligente em aprende as coisas. Laozi serviu como curador no museu de história durante o Período da Primavera e Outono (770-481 a.C.) da Dinastia Zhou. Ele estava familiarizado com o passado histórico dos costumes e rituais e tinha um vasto conhecimento sobre a natureza.
A fim de permitir queas pessoas retornassem a sua natureza verdadeira, Laozi disseminou o Tao num período caótico. Em apenas cinco mil palavras, Laozi disse às pessoas o significado de seu Tao, a relação entre o Tao e a formação do universo, e a origem de todas as coisas. Ele também mencionou várias questões sobre como se comportar com um ser humano e como finalmente retornar ao seu ser original e verdadeiro. Seustrabalhos sobre outras questões foram precisamente para pavimentar o caminho para seu propósito final.

Principais Crenças:
Baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.
Da observação das leis da natureza, os mestres do taoísmoconcluíram que tudo possui uma identidade, que vem de uma única fonte, o Tao. O significado dessa palavra chinesa é “caminho, trilha, estrada”. O Tao é o principal conceito do Taoísmo. A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao.
Alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material. Os Taoístas acreditam também na essência de todas ascoisas. Além disso, existem no Taoísmo duas forças, o yin e o yang.



Textos sagrados/livros:
 
Tao Te Ching
O Tao Te Ching , ou Dao De Jing, é amplamente considerado como o mais influente texto taoista. É uma escritura de fundação de importância central no taoismo, supostamente escrita por Laozi entre 350 e 250 a.C. No entanto, a data exata em que foi escrito é ainda objeto de debate: háaqueles que a colocam em qualquer lugar entre os séculos VI a.C. e III d.C. Ele tem sido usado como um texto ritual ao longo da história do taoísmo religioso.
Zhuangzi
O Zhuangzi é, tradicionalmente, atribuído a um sábio taoista de mesmo nome, mas isso foi recentemente contestado no meio acadêmico ocidental. Zhuangzi também aparece como um personagem na narrativa do livro. O Zhuangzi contém prosa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • religiao
  • religiao
  • Religiao
  • religiao
  • religião
  • Religião
  • religião
  • Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!