Religação de saberes: diálogos entre religião afro-brasileira, meio ambiente e práticas de sociabilidades.

Páginas: 13 (3233 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2013
RELIGAÇÃO DE SABERES: DIÁLOGOS ENTRE RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS DE SOCIABILIDADES.

Luciano Lima Souza*
Maria de Fátima de Andrade Ferreira**

Resumo

O presente artigo reflete a importância da religação de saberes com o meio ambiente (água, fogo, mata, terra, ar), as práticas de sociabilidades. Estudo reflexivo teórico e qualitativo acerca de concepções dereligião, meio ambiente e religiões afro-brasileiras. Os resultados parciais da pesquisa indicam que a religação de saberes científicos-associados, religião afro-brasileira-“ecologia profunda” e a relação dos sujeitos sociais com a percepção espiritual, ecológica, social e humana, a partir de uma perspectiva de respeito à diferença, relacionamentos e sentimentos de vida, natureza humana/ecológica sãopertinentes, mas ainda é preciso conscientização desses sujeitos sobre esses aspectos.

Palavras-chave: religião afro-brasileira; respeito à diferença; práticas de sociabilidades

Abstract

This article reflects the importance of knowledge of reconnection with the environment (water, fire, wood, earth, air), the practices of sociability. Reflective study and qualitative theoretical conceptionsabout religion, environment and african-Brazilian religions. Thus, reconnection-related scientific knowledge, religion, african-Brazilian "deep ecology" of social subjects and the relationship with the spiritual perception, ecological, social and human, from a perspective of respect for differences, relationships and feelings of life, human nature / ecological are relevant, but we still need toraise awareness about these aspects of these subjects.

Keywords: Afro-Brazilian religion; respect to the difference; practices of sociability


Introdução

Que entendemos por religião? A articulação cultura, política e religião é fato e geram conflitos envolvendo intolerâncias, principalmente, com relação aos negros africanos e seus descendentes, como os afro-brasileiros. Apesar daslutas constantes em defesa do direito à diferença, a intolerância religiosa no mundo contemporâneo, é um exemplo, de que a intolerância “não é apenas questão de não tolerar as opiniões divergentes; ela é agressiva e com frequência assassina, no seu ódio à diversidade alheia” (MENEZES, 1997).
Contudo, as religiões negro-brasileiras ou afro-brasileiras, sem dúvida, tem se destacado, nos últimosanos, em especial, devido à contribuição das religiões de matriz africana nos processos rituais de cura que significa descrever uma medicina popular há séculos praticada pelos africanos e pelos resultados dos seus projetos religiosos, culto à natureza e cidadania. A religião/cultos às divindades negras na sociedade brasileira, importante referência de identidade, sociabilidades, comunidades,apresentam forte harmonia com os elementos da natureza e raízes religiosas africanas. O encontro com as matas/florestas, o mar/a água, o ar; na natureza os elementos como sal, ervas, água, expressam sentidos para a religião africana. Assim, a finalidade do candomblé é o culto religioso, embora outras atividades/ações ocorrem nos terreiros, como: a atenção às pessoas mais pobres e que procuram “forçasespirituais”, cura, ações assistenciais, e até mesmo o encontro com as divindades das tradições do candomblé.
O terreiro, portanto, é o “suporte territorial de comunidades litúrgicas no qual se afirma a cultura do antigo escravo africano diante da produção simbólica hegemônica”, ou terreiro de candomblé que se apresenta “como lugar de materialização, construção e reconstrução do modocultural negro-brasileiro ou afro-brasileiro” (COELHO 1999, p. 354), forma viva da resistência da comunidade negra africana/afro-brasileira para manutenção do espaço cultural e religioso. Nesse território, espaço sociocultural, de memória coletiva e herança histórico-cultural, o sagrado e o profano se encontram e de modo que se integram/entrelaçam harmoniosamente. O espaço é considerado por Ledrut...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saberes e práticas ao meio ambiente
  • Religião Afro-brasileiras
  • Religião Afro-brasileira
  • Religiao afro- brasileira
  • O Meio Ambiente Na Constitui O Brasileira
  • Meio Ambiente e a Jurisprudência Brasileira
  • Projeto de meio ambiente e pratica
  • Meio ambiente e as práticas educativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!