relevo brasileiro

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 25 de julho de 2014
Planaltos
Compreendem a maior parte do território brasileiro, sendo a grande maioria considerada vestígios de antigas formações erodidas. Os planaltos são chamados de "formas residuais" (de resíduo,ou seja, do que ficou do relevo atacado pela erosão). Podemos considerar alguns tipos gerais:

Planaltos em bacias sedimentares, como o Planalto da Amazônia Oriental, os Planaltos e Chapadas daBacia do Parnaíba e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Podem ser limitados por depressões periféricas, como a Paulista, ou marginais, como a Norte-Amazônica.
Planaltos em intrusões e coberturasresiduais da plataforma (escudos): São formações antigas da era Pré-Cambriana, possuem grande parte de sua extensão recoberta por terrenos sedimentares. Temos como exemplos os Planaltos ResiduaisNorte-Amazônicos, chamados de Planalto das Guianas nas classificações anteriores.
Planaltos em núcleos cristalinos arqueados. São planaltos que, embora isolados e distantes um dos outros, possuem amesma forma, ligeiramente arredondada. Podemos citar como exemplo o Planalto da Borborema.
Planaltos dos cinturões orogênicos: são os planaltos que ocorrem nas faixas de orogenia antiga correspondem arelevos residuais por litologias diversas, quase sempre metamórficas associadas a intrusivas. Estas unidades estão em áreas de estruturas dobradas correspondentes aos cinturões Paraguai-Araguaia,Brasília e Atlântico. Nesses planaltos encontram se inúmeras serras, associadas a resíduos de estrutura dobradas intensamente, atacados por processos erosivos. Tem-se como exemplo; os planaltos e serras doAtlântico leste-sudeste, os planaltos e serras de Goiás-Minas e As Serras residuais do alto Paraguai.
Depressões
Nos limites das bacias com os maciços antigos, processos erosivos formaram áreasrebaixadas, principalmente na Era Cenozoica. São as depressões, onze no total, que recebem nomes diferentes, conforme suas características e localização.

Depressões periféricas: Nas regiões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relevo brasileiro
  • Relevos Brasileiros
  • Relevo brasileiro
  • O relevo brasileiro
  • Relevo Brasileiro
  • Relevos Brasileiros
  • Relevo brasileiro
  • O Relevo Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!