Reletório inorgânica

1653 palavras 7 páginas
Purificação do Cloreto de Sódio – Produto Comercial

Marina Vasconcellos Sarmento1, Islane Maia Acioli1 e Gleidson Pereira de Oliveira e Silva1. 1Instituto de Química e Biotecnologia – Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins , CEP: 57072-970 - Maceió - AL , Brasil.

RESUMO
Mesmo NaCl sendo utilizado como um produto sem impurezas, porém ele não é constituído apenas pelos íons Na+ e Cl-. Algumas impurezas como o iodo são encontradas, para se obter um sal mais puro é preciso que ele passe por algum processo químico, um método bastante comum é a precipitação, onde se dissolve o sal em água até atingir o coeficiente de solubilidade, dissolver o soluto em menor quantidade de solvente. Através da filtração, separamos o sólido não dissolvido, e com aquecimento faz-se evaporar o solvente obtendo assim cristais mais puros.
INTRODUÇÃO
Sais
É todo o composto capaz de se dissociar em água liberando íons, mesmo que em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H+ e pelo menos um ânion é diferente de OH-. Lembrando que cátions são as espécies químicas com carga positiva e que ânions são os de carga negativa. O cloreto de sódio é um composto constituído pelos elementos sódio e cloro. O primeiro pertence a família dos metais alcalinos da tabela periódica, já o segundo pertence a família dos halogênios. Em termos de eletronegatividade, temos os valores de 3,19 e 0,93 para o cloro e o sódio, respectivamente, com base na escala elabora pelo químico Linus Pauling. Devido a diferença de eletronegatividade ser maior que 1,7, a ligação química entre o sódio e o cloro assume um caráter predominantemente iônico, isto é, um elétron do átomo sódio é 'transferido' para o átomo de cloro, e ambos assumem uma configuração eletrônica estável semelhante a de um gás nobre, cumprindo perfeitamente com o que diz a regra do octeto. Cada elemento tem um determinado valor de eletronegatividade,

Relacionados

  • Relatório Idicadores naturais de pH
    1990 palavras | 8 páginas