relaçoes interpesooais

863 palavras 4 páginas
É sabido e tido como verdade, entre os gestores de recursos humanos, o dito que “contrata-se pela competência técnica e demite-se pela incompetência comportamental”.
Ou seja, o profissional pode ter boa capacitação técnica — fundamental, aliás —, mas nem sempre traz proporcional e adequado preparo comportamental para relacionar-se com as pessoas com as quais convive: colegas; chefes; liderados; clientes; fornecedores; parceiros; e comunidade.
Reconheçamos, quanto maior o espectro relacional, maior a competência necessária para administrar, até o próprio comportamento, pois o público é heterogêneo.
Há também alguns outros aspectos importantes. O ser humano não é totalmente previsível, como uma linha reta, por assim dizer; o comportamento sofre oscilações em função de muitas variáveis da vida e pode ter elevado grau de imprevisibilidade.
E, também, o ambiente organizacional é simultaneamente permeado por relações formais, regulamentadas e hierarquizadas, e por relações informais, decorrentes do convívio ao longo das jornadas de trabalho e fora delas.
Ao mesmo tempo, vivem-se relações de conflito e de harmonia, de interesse e de casualidade, de poder e de amizade, de amor e de ódio, enfim.
As chamadas relações socioprofissionais são complexas e não é fácil administrar tal fenômeno.
Tem-se que a cada cinco demissões realizadas pelas empresas, em função do desempenho do profissional — portanto, não se consideram aqui os motivos econômicos e também os de adequação da estrutura da empresa — quatro, sim, quatro o são por razões comportamentais e apenas uma por insuficiente desempenho técnico.
Atentar para o problema é necessário, na medida em que suas consequências causam importantes reflexos, dentre muitos, no ambiente de trabalho, na retenção de talentos, no relacionamento com o mercado e nos resultados econômicos.
É recomendável, então, refletir, incentivar e porque não dizer adotar mínimos padrões comportamentais para a prevalência do bom e salutar

Relacionados

  • Horarios de trabalhos flexiveis e stresse no trabalho
    56186 palavras | 225 páginas