Percepções Sociais dos Utentes Sobre os Serviços de Saúde Prestados no Centro de Saúde de Mavalane.

6460 palavras 26 páginas
1. Introdução
1.1 Contextualização

Na saúde é importante que o utente participe na construção de um serviço à sua medida, já que a prestação do serviço é marcado por uma forte relação de dependência entre quem realiza e quem consome o serviço, portanto, o sucesso de qualquer organização depende da sua capacidade em mobilizar os meios e recursos necessários para realizar serviços que satisfaçam as exigências dos utentes.
A utilização de serviços e cuidados de saúde, quer de âmbito preventivo, quer curativo, têm implicações importantes para o estado de saúde das populações, quaisquer que sejam as suas necessidades de saúde, Sequeira (2006).

Ramos (2000), considera que a qualidade pode ser avaliada por um conjunto de acções desenvolvidas pelo profissional, com conhecimento, habilidade, humildade e competência, objectivando o atendimento das necessidades e expectativas de cada utente.
Vinagre e Neves (2008), apund Pimentel (2010) realçam a qualidade do serviço e a satisfação do utente como objectivos fundamentais nas organizações modernas, estando os serviços públicos também empenhados nestes objectivos. Actualmente, profissionais e gestores de saúde, um pouco por todo o mundo realizam estudos de satisfação dos utentes que lhes permitam documentar as suas experiências com os serviços e com os resultados dos cuidados prestados.
O contributo do sector de saúde está condensado na missão de prestar serviços de boa qualidade e sustentáveis reduzindo desta forma o fardo social das doenças de forma a aumentar a produtividade e diminuir as perdas económicas de mortes prematuras, doenças e a escassez dos recursos humanos (MISAU, 2006). Contudo, uma das principais críticas no processo de planeamento em saúde é o facto de que os instrumentos utilizados serem inadequados para orientar a execução e tomada de decisões, transformando a elaboração de planos executivos em mera formalidade, desarticulada dos problemas concretos de acção, tendo por base a falta de recursos

Relacionados