Relatótio Informal Prática 7 Química Analítica

1504 palavras 7 páginas
Prática 7 – Determinação da Concentração de Ácido Acético em amostra de Vinagre
Introdução
Nesta aula prática utilizamos no experimento a “titulação ácido-base”. Através dela é possível determinar a quantidade de ácido acético (substância ácida) presente em uma amostra de vinagre. O objetivo da titulação de uma solução ácida com uma solução básica é a determinação da quantidade exata de base que é quimicamente equivalente à quantidade de ácido presente. O ponto em que isso ocorre é o ponto de equivalência.
O ácido acético (CH3COOH) é um ácido fraco (Ka = 1,753 x 10-5), monoprótico, ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051gcm-3) ou em soluções de diferentes concentrações, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte, usando fenolftaleína como indicador, pois sua viragem acontece em um intervalo de pH: 8,3 a 10. Utilizando hidróxido de sódio como a base forte, a reação que se processa na titulação é:
CH3COOH (aq) + NaOH (aq) CH3COONa (aq) + H2O (l)
A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante da oxidação do álcool no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para o vinagre comercial. (HARRIS, 2005)
Objetivo
Determinar o teor de ácido acético (CH3COOH) em uma amostra de vinagre.
Materiais Utilizados
Os materiais utilizados nesta aula prática foram: dois erlenmeyrs de 250ml cada; balão volumétrico de 100ml; pêra; uma pipeta volumétrica de 10ml; uma pipeta volumétrica de 5ml; um béquer de 100ml; barra magnética; agitador magnético; suporte de bureta; garra de metal; bureta de 25ml; fenolftaleína; água destilada; solução de NaOH a 0,096M; Vinagre.
Procedimento Experimental
Retirou-se uma alíquota de 15ml de vinagre com duas pipetas volumétricas uma de 5ml e outra

Relacionados