Relatório B.G. 10ºano

1223 palavras 5 páginas
Nas aulas de Biologia e Geologia, iniciámos o estudo da unidade temática: as rochas - arquivos que relatam a história da Terra.
As rochas são associações naturais de 1 ou mais minerais que constituem a crosta e o manto terrestre. Existem vários tipos de rochas: Rochas Sedimentares , Magmáticas e Metamórficas .
As rochas sedimentares originam se à superfície do planeta, a partir da alteração de outras rochas preexistentes. Passam pelo processo de meteorização - erosão - transporte - deposição - diagénese. Passo assim a explicar cada processo.
A meteorização é o processo pelo qual uma determinada rocha é alterada física e ou quimicamente
Existem, por isso, 2 tipos de meteorização:
Física - que origina partículas cada vez mais pequenas pela deterioração da rocha
Química - que modifica os minerais das rochas, transformando-as noutras.
A erosão é a remoção, por ação dos vários agentes erosivos, das partículas que foram alteradas- sedimentos. O transporte dá-se quando as partículas sofrem transporte pelas correntes de água ou de vento, por exemplo, para outros locais. A deposição desses sedimentos dá-se geralmente, em camadas, sobrepostas (estratos), horizontais e paralelas, ocorrendo, principalmente em ambientes aquáticos, nas denominadas bacias de sedimentação. A diagénese é o conjunto de processos que transforma os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas, coesas.
Há ainda diferentes tipos de rochas sedimentares. Existem rochas sedimentares detríticas, que são formadas a partir de fragmentos de outras rochas, como por exemplo o arenito. Rochas sedimentares químicas resultam da precipitação de substâncias químicas. São exemplos o calcário comum e o sal-gema. Rochas sedimentares biogénicas são formadas por acumulação de detritos orgânicos com restos de seres vivos. Temos o carvão e o calcário Conquífero como exemplos desse tipo de rochas.
As rochas magmáticas resultam da solidificação ou cristalização de material em fusão ou magma. Podem classificar

Relacionados