Relatório sobre Coeficiente de Absorçãoo

944 palavras 4 páginas
Coeficiente de Absorção

Objetivos
- Compreender o comportamento da luz em diversos meios absorventes
- Calcular experimentalmente o coeficiente de adsorção.

Introdução Teórica
A luz ao passar por um meio material pode ter sua intensidade reduzida por dois efeitos: absorção e espalhamento. O primeiro efeito, de absorção, está relacionado ao tanto de energia luminosa absorvida pelos elétrons do material para que estes possam se promover para níveis de energia mais elevados. Se um átomo do material é submetido a uma radiação eletromagnética de frequência f, pode absorver um fóton de energia hf da radiação e passar para um estado excitado, contanto que a diferença entre a energia do estado excitado e a energia do estado fundamental seja igual a hf: hf = Ex – E0 (1)
Depois de algum tempo, o átomo passa, espontaneamente, para o estado fundamental, emitindo um fóton de energia hf. Este processo é chamado de emissão espontânea. A luz emitida pelo filamento de uma lâmpada incandescente é gerada desta forma.
O efeito de espalhamento da luz está relacionado com o tamanho das partículas que caracteriza o meio e o comprimento de onda (λ) de radiação incidente. A interação da luz com as partículas do material está descrita em termos da distribuição angular da luz espalhada. O modelo de espalhamento angular da luz depende principalmente do índice de refração e do parâmetro de tamanho α. O plano formado entre o feixe de luz incidente na partícula do aerossol e os raios da luz espalhada é chamado plano de espalhamento, e o ângulo formado por eles é chamado ângulo de espalhamento θ.
Assim, o modo como a intensidade da luz se reduz com a distância é caracterizado por um coeficiente chamado coeficiente de extinção, que envolve ambos os efeitos que produzem a diminuição da intensidade. Existe, no entanto, outro coeficiente chamado coeficiente de absorção, que descreve somente

Relacionados