RELATÓRIO PRÁTICA LABORATORIAL

983 palavras 4 páginas
Faculdades UNESC
Disciplina: Biologia Celular
Professor: Rogaciano Batista
Aluna: Dayana Dantas Santos
Curso: Enfermagem - 1° Período Turma: C

RELATÓRIO PRÁTICA LABORATORIAL

Campina Grande, Março de 2014

Introdução

O estudo foi realizado a partir do uso do microscópio em laboratório com lâminas histológicas humanas e animais. Com breve relato de pesquisa feita a partir da observação de duas lâminas.
Com o avanço da genética desde as descobertas de Watson-Crick, muito se tem avançado sobre o DNA , as células tronco e o que podemos fazer em busca de uma melhoria na espécie.

Objetivo geral e específico
Identificar as lâminas histológicas oriundas do corpo humano e animal.
Realizar anotações e revisões de literatura sobre material observado.

Revisão de literatura
Lâmina histológica n°12: Cordão umbilical
O cordão umbilical é um anexo exclusivo dos mamíferos que permite a comunicação entre o embrião e a placenta. (GUYTON, ARTHUR C. et al).
Possui uma estrutura com cerca de 50cm de comprimento com 2cm de diâmetro é constituído por duas artérias e uma veia além da geléia de Wharton (substância gelatinosa).
Além da garantia de nutrientes é responsável pela troca gasosa que é feita da seguinte maneira: o sangue oxigenado chega pela veia cava superior adentra o átrio direito, onde é direcionado direto para o átrio esquerdo pelo forame oval, passando subsequentemente, para o ventrículo esquerdo, sendo bombeado para toda a parte o corpo do concepto. Por conseguinte, o sangue com baixa taxa de oxigênio que retorna dos membros superiores, adentra a câmara cardíaca por meio da veia cava superior, passando então do átrio direito para o ventrículo direito, seguindo para a artéria pulmonar. Todavia, como o pulmão é um órgão não utilizado em vida intra-uterina, essa artéria desemboca na aorta descendente, que, por sua vez, segue em direção às artérias umbilicais que o transporta para a

Relacionados

  • apostila pratica civil 2011
    36466 palavras | 146 páginas
  • História da psicologia moderna (livro)
    222582 palavras | 891 páginas
  • Conteudos de psicologia
    222587 palavras | 891 páginas
  • Apostila Sargente FAB 2016
    208484 palavras | 834 páginas