RELATÓRIO EXPERIMENTO 7 – EXTINÇÃO DO REFORÇAMENTO CONTÍNUO

1166 palavras 5 páginas
RELATÓRIO EXPERIMENTO 7 – EXTINÇÃO DO REFORÇAMENTO CONTÍNUO

1 INTRODUÇÃO

Em um esquema de extinção, nenhuma ocorrência de determinado comportamento é reforçada. O efeito é que o comportamento finalmente decresce até um nível muito baixo ou desaparece completamente. À medida que respostas sucessivas deixam de produzir reforço, a recorrência da resposta torna-se menos provável.
O procedimento de extinção consiste em suspender o reforço para uma resposta condicionada. O comportamento em extinção típico consiste num decréscimo gradual na frequência da resposta ate que ocorra, no máximo, com a frequência apresentada antes do condicionamento. Assim, “extinção” é o que acontece quando o comportamento não é reforçado e tende a desaparecer. Um comportamento condicionado a uma recompensa enfraquece e pode desaparecer quando a recompensa não é fornecida.
A simples indisponibilidade do reforço não atende aos critérios para caracterizar um procedimento de extinção. Extinção é um procedimento no qual uma resposta anteriormente reforçada, agora é emitida e não mais produz o reforço que produzia antes e, como consequência, se enfraquece.
Por exemplo: Se Júnior for à despensa e não encontrar chocolate, pedir chocolate para a mãe, chorar pedindo chocolate, gritar, ofender a mãe porque ela suspendeu o acesso ao chocolate e nenhuma das variações comportamentais for consequenciada com chocolate, então se pode dizer que está em vigor o procedimento de extinção das respostas de tentar ter acesso ao chocolate. Todas as classes de respostas para obter chocolate, inclusive aquelas consideradas indesejadas, se enfraquecerão, na medida em que forem emitidas e não produzirem nenhum tipo de reforço. O processo de extinção assim se encerrará.
Outros exemplos de extinção: “Tento abrir uma gaveta para pegar a carteira de habilitação. Está emperrada! Tento... Tento... Uso uma faca como alavanca... Chave de fenda... Solto um palavrão... Desisto! Melhor chamar um marceneiro...”.
“Esse

Relacionados