relatório do trabalho de campo na praia de Caripi - barcarena

1378 palavras 6 páginas
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Humanas
Curso de Licenciatura Plena em Geografia
Núcleo de Barcarena – Campus XVI

Allan Macedo
Cláudio júnior
Lucas Jadiel
Walef Gemaque

Relatório do Trabalho de Campo realizado em Caripí - Barcarena

Barcarena
2015

Resumo
Este trabalho foi realizado no dia 25 de março de 2015, na praia do Caripi no município de Barcarena com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, buscando unir o conhecimento científico com o senso comum, facilitando a compreensão dos alunos consequentemente havendo maior absorção de conhecimento. Alguns autores falam da práxis, que seria a priori o estudo teórico partindo para pratica, ou seja, a aplicação da teoria na pratica, assim facilitando a assimilação de conhecimento. Neste trabalho coube a nós analisar e abordar alguns conceitos estudados como: ciclo hidrológico, estrutura de um rio, rede de drenagem, padrões de drenagem, divisor de aguas, tipos de canais, processos erosivos, assoreamento, topografia, formas de uso do local observado e problemas ambientais. Esses são alguns conceitos estudados pela Hidrografia que serão explanados ao longo deste trabalho.

Palavras chave: Hidrografia. Práxis. Conhecimento. Analisar. Aborda.

A partir dos estudos realizados na sala de aula pudemos observar em lócus os conceitos de alguns termos estudados pela Hidrografia, fomos direcionados pela professora Geisa Sousa para uma área do local do trabalho que representava de forma micro uma bacia hidrográfica, desta forma foi explicado os conceitos propostos neste trabalho.
Ciclo Hidrológico e Estrutura de um rio
Começando pelo ciclo hidrológico onde foi explicado pela professora, desde a evaporação e evapotranspiração, condensação, precipitação, infiltração, escoamento superficial e a absorção da agua pela vegetação, assim dando inicio a um novo ciclo, desta forma a agua é distribuída de maneira desigual no espaço e no

Relacionados