Relatório do Experimento II - Solubilidade e Miscibilidade Fluorescência

1261 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO II - QUÍMICA
SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE
FLUORESCÊNCIA

São Paulo, SP
2012
OBJETIVO
- Verificar e observar a solubilidade e miscibilidade de algumas substâncias em diferentes soluções;
- Classificar e diferenciar substâncias apolares de polares.
- Analisar o fenômeno da fluorescência sob fonte de radiação UV-A.

INTRODUÇÃO
Durante o experimento utilizamos algumas substâncias químicas, misturando solvente com soluto.
É denominada solubilidade, pois é a capacidade que a substância tem de dissolver em outra, formando uma única fase, considerada insolúvel quando o solvente não dissolve totalmente o soluto e solúvel, quando o solvente dissolver totalmente o soluto, tudo isto está relacionado à polaridade da molécula.
Em relação à miscibilidade que é a capacidade de duas ou mais substâncias líquidas formarem uma ou mais fases quando misturadas. Quando formar apenas uma fase será considerada miscível que seria uma mistura homogênea ou imiscível quando formar duas ou mais fases distintas que seria uma mistura heterogênea.
A diferença entre substâncias polares de apolares, está ligada a força intermolecular que atua sobre elas, na substância apolar o movimento das moléculas é mais fácil devido a sua atração ser mais fraca, costumando ter ponto de fusão e ebulição mais baixos. Já a polar tem uma força de atração mais intensa devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, dificultando o movimento dessas moléculas.
Quando se tem uma fonte de energia, como por exemplo, “luz negra” que libera radiação UV-A a uma substância exposta a ela, os elétrons da mesma se torna excitado e se afastam do núcleo. Ao retornar ao seu estado fundamental, ele libera uma radiação de energia equivalente ao que foi absorvida para passar do estado fundamental ao excitado. Só existe a emissão de luz, pois nessas substâncias, a volta se

Relacionados

  • Farmacopéia v1
    241258 palavras | 966 páginas
  • Pop De Higiene E Saúde Dos Manipuladores Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos
    240444 palavras | 962 páginas
  • farmacopeia volume 1 2010
    240444 palavras | 962 páginas
  • Nanocápsulas
    35293 palavras | 142 páginas