Relatório de Morfologia Vegetal: VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS MASCULINAS E FEMININAS FLORAIS AO MICROSCÓPIO ÓPTICO

764 palavras 4 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

ERISVANIA DOS SANTOS ALEMEIDA

VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS MASCULINAS E FEMININAS FLORAIS AO MICROSCÓPIO ÓPTICO

BURITICUPU
2013
ERISVANIA DOS SANTOS ALMEIDA

VISUALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS MASCULINAS E FEMININAS FLORAIS AO MICROSCÓPIO ÓPTICO

Relatório entregue à disciplina de Morfologia Vegetal, ministrada no curso de Licenciatura Plena em Biologia do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Maranhão para obtenção parcial de nota.

Edilaine Marques

BURITICUPU
2013
1. INTRODUÇÃO

A Morfologia Vegetal é um estudo que dá base à Botânica especializado em descrever as formas e a estruturas internas das plantas. Com ela é possível estudar todas as minúcias das estruturas vegetais, desde caules e seus vasos condutores, folhas e o formato de seu limbo, flores e como estão dispostas suas sépalas e pétalas. Tudo isso com o intuito de permitir a correta classificação dos vegetais em grupos específicos, como o de Briófitas ou Angiospermas.
Ao nos focarmos, por exemplo, nas flores, podemos estudar todos os verticilos que podem apresentar, que podem ser vegetativos (sépalas e pétalas) e reprodutivos ( gineceu e androceu).
Nesse ponto se focam as aulas em sala e a laboratorial em questão.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As flores são as estruturas que mais costumam chamar atenção em uma planta. Isso é proposital. Esses órgãos são os responsáveis por garantir a disseminação do grupo vegetal mais evoluído que existe, as Angiospermas. Através das cores, aromas e formas variados as flores se adaptaram para atrair cada tipo de meio de disseminação que lhe for mais vantajoso, que pode ser um inseto, uma ave, um mamífero,último grupo no qual nós também nos enquadramos. Nós, encantados pela beleza da flor ou utilidade do fruto, plantamos jardins ou pomares, mas o interesse floral de disseminação abrange

Relacionados