Relatório de Bioquimíca5

2381 palavras 10 páginas
1RESUMO

No 5 º experimento sobre : Carboidratos E Suas Reações Química. Foi-se trabalhado com 3 produtos: Suco de mamão, Coca Zero e Suco de Caixinha sabor Maracujá, afim de mostrar como os mesmo reagiriam em presença dos três reagentes : Benedict, Seliwanoff e Lugol. Bem como também foi levado em banho-maria fervente às soluções que foram acrescentadas pelos dois reagentes Benedict e Seliwanoff, sendo observadoa cor que as soluções teriam ao final do experimento. Levando em conta a seguinte informação: que no Benedict onde houver açúcar redutor (glicose e frutose) ficará coloração ‘’cor de tijolo’’, no Seliwanoff em presença de cetonas (frutose e sacarose) ficará ‘’cor de vinho’’, e no lugol em presença de amido ficará roxo.

2 INTRODUÇÃO

Carboidratos, glícidos ou hidratos de carbono, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, compostas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição. São alimentos que proporcionam energia ao organismo, bem como exercem inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo, sendo que dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açucares (mel, frutose, etc), fornecem também combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas para o sangue. De acordo com o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos.
Os monossacarídeos ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos, as quais são relativamente pequenas, solúveis em água e não hidrolisáveis, tendo como exemplos :a triose, tetrose, pentose, hexoses e heptoses, sendo os mais importantes as pentoses (que para os seres vivos as pentoses fundamentais são a ribose e a desoxirribose, que entram na composição química dos ácidos nucleícos, os quais comandam e coordenam as funções celulares) e as hexoses

Relacionados