Relatório Da Pureza

1732 palavras 7 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DETERMINAÇÃO DA PUREZA DO KClO3

FERNANDA HAGA KOBIRAKI, FERNANDA MIKA NOMIZO, HENRIQUE PEREIRA ORENHA – TURMA A, GRUPO 6, PRIMEIRO ANO

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA EXPERIMENTAL

RIBEIRÃO PRETO
ABRIL DE 2014

INTRODUÇÃO

Todos os materiais contêm impurezas, portanto, é necessário determinar a pureza da substância, por exemplo a pureza um sal, como é feito na experiência com o KClO3. O cloreto de sódio para consumo humano, outro sal, segue padrões de qualidade, sendo um deles o grau de pureza.
Determinou-se a pureza do KClO3 medindo-se o volume de O2(g) liberado durante a reação 2KClO3(s) → 2KCl + 3O2(g). Determinado o volume de O2(g), calcula-se a pressão exercida pelo mesmo gás. Utilizando-se a equação geral dos gases ideais, encontra-se o volume nas condições normais de temperatura e pressão. A determinação da massa pura segue os coeficientes estequiométricos.
É necessário transformar mm de água para mmHg. Conforme o teorema de Pascal de que a pressão é igual em todos os pontos do fluido, obtemos a seguinte relação:

PA= PB
Somente se forem analisados pontos que estão à mesma altura. Como P= F/S, temos que FA/S= FB/S assim, mA x g = mB x g. Substituindo a massa pela densidade e volume, obtemos: vA x dA= vB x dB. Como o volume do cilindro é dado pela fórmula Πr2.h, temos: Πr2.hA x dA = Πr2. hB X dB, isto é hA x dA = hB X dB.

Como a reação aconteceu em um recipiente fechado, a massa do gás é constante. Estabelece-se então a equação conhecida como equação geral dos gases ideais. [1]

Uma reação química balanceada especifica a relação numérica entre a quantidade de produtos e reagentes. Os coeficientes da equação balanceada são razões fixas dessas quantidades. A razão utilizada no experimento é de 2 mol de KClO3 para 3 mol de O2. [1]

OBJETIVOS
Determinar a pureza do clorato de potássio através da produção de gás

Relacionados